Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9576
Título: Uma leitura do ensino médio inovador NE E.E.E.F.M. Professora Liliosa de Paiva Leite
Autor(es): Cardoso, Yara Nunes
Palavras-chave: Educação Integral
ProEMI
Professores
Alunos
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: Este trabalho monográfico é resultado de “Uma leitura do ensino médio inovador na E.E.E.F.M Professora Liliosa de Paiva Leite”. A pesquisa tratou à temática da educação integral na cidade de João Pessoa (um estudo de caso em uma escola específica): suas práticas pedagógicas e mudanças curriculares. Para isso, foram aplicados dois questionários distintos com 05 (cinco) professores e 09 (nove) alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Para entender o processo de implantação da proposta da educação integral, recorreu-se a Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, que institui o Programa de Ensino Médio Inovador - ProEMI, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O ponto de partida do estudo deu-se com a revisão da literatura sobre o tema, com os autores: Moacir Gadotti, Jaqueline Moll e as Instituições: UNESCO, MEC e INEP. Para compreender a implantação da Educação Integral no Brasil se trabalhou com as definições normativas (marco legal) e as condições sobre as quais os profissionais (professores) e alunos vivenciam a proposta curricular no cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisa considerou as orientações presentes nos pressupostos legais que servem de referência para a sua aplicabilidade nas instituições de ensino, a implantação do ProEMI no contexto paraibano e as respostas aos dois questionários descritos pelos professores e alunos participantes dessa pesquisa. A partir do resultado deste estudo, notou-se que o ProEMI, embora seja recente no Estado da Paraíba, precisa ser analisado/problematizado para poder ser valorizado; ampliando a discussão com a Secretaria de Estado da Educação, sobretudo nos aspectos mais “problemáticos” relacionados a implantação e execução nas escolas que aderiram ao programa; propiciando a todos os envolvidos uma reflexão de suas práticas pedagógicas, na interdependência das relações: professor-aluno e escola-comunidade
Descrição: CARDOSO, Yara Nunes. Uma leitura do ensino médio inovador NE E.E.E.F.M. Professora Liliosa de Paiva Leite. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9576
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yara Nunes Cardoso.pdfPDF - Yara Nunes Cardoso854.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.