Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9660
Título: Um olhar sobre a gestão escolar democrática na perspectiva humanista
Autor(es): Melo, Orlandy de Souza
Palavras-chave: Gestão democrática
Democracia
Liberdade
Gestão humanitária
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo a reflexão sobre a importância da gestão democrática na educação, tomando como referencial teórico o conceito pioneiro de democracia e gestão escolar humanitária proposto no início do século por Alexander Neill, a criação de sua inovadora escola de Summerhill, bem comoa adoção da pedagogia libertária e deum sistema educacional humanístico. O objetivo é, portanto, estabelecer uma relação dos princípios inerentes a este paradigma e seu método de conexão com a individualidade subjetiva de cada aluno livre, em oposição ao modelo de gestão democrática adotado em nosso país, através da ideia de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Para trilhar este caminho, algumas dificuldades deveram ser superadas e alguns questionamentos devem ser esclarecidos, a saber:Como é possível dentro de nosso contexto escolar público estadual, superar a infelicidade causada pela repressão e o sistema de modelos imposto pela sociedade,pela família e pela educação tradicional? Como é possível estabelecer um modelo de gestão democrática dentro de uma realidade escolar tão particular e adversa como a nossa? Na busca por essas respostas, realizaremos uma pesquisa bibliográfica de autores e artigos científicos diversos, visando estabelecer uma análise dos fundamentos que possam esclarecer esses impasses
Descrição: MELO, Orlandy de Souza. Um olhar sobre a gestão escolar democrática na perspectiva humanista. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9660
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Orlandy de Souza Melo.pdfPDF - Orlandy de Souza Melo1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.