Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9917
Título: A Evasão Escolar no Ensino Fundmental
Autor(es): Oliveira, Joseilda da Costa
Palavras-chave: Pedagógico
Político
Projeto
Data do documento: 2014
Resumo: A evasão escolar é um problema que preocupa toda comunidade escolar em todo país. São vários os fatores que levam a criança ou o adolescente a abandonar a escola. A taxa de evasão escolar tem aumentado nos últimos anos, principalmente no ensino fundamental. Entende-se que tal fator se dê pelo fato de que essa seja a primeira etapa da educação e, portanto vêm sofrendo constantes transformações durante toda sua trajetória no Brasil. Esse trabalho visa mostrar as principais causas da evasão escolar e apresentar medidas de superação apontando caminhos para superar o fracasso escolar. Daí a importância de um Projeto Político Pedagógico que garanta a participação de todos os membros da comunidade escolar visando concretizar a principal meta da escola, que é a de educar para a vida profissional e o pleno exercício da cidadania. Para a fundamentação desse trabalho, nos baseamos em Cortella (2011) e sua importante análise do fracasso escolar. Para compreender a educação como direito e a legislação pertinente a educação básica, nos orientamos principalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal de 1988. Quanto à compreensão de um Projeto Político Pedagógico democrático que garanta o direito à educação, nos fundamentamos em Veiga (2004) e Vasconcelos (2004).
Descrição: OLIVEIRA, J. C. A Evasão Escolar no Ensino Fundamental. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9917
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseilda da Costa Oliveira.pdfPDF - Joseilda da Costa Oliveira68.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.