Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9986
Título: Análise de influências do português (L1) e do inglês (L2) na aprendizagem do francês como terceira língua (L3)
Autor(es): Fernandes, Joanita da Conceição Monteiro
Palavras-chave: Língua estrangeira
Língua materna
Segunda língua
Terceira língua
Aprendizagem
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: A Primeira Língua (L1) e a Segunda Língua (L2) possuem um papel significativo na aprendizagem de uma Terceira Língua (L3). O objetivo deste trabalho foi analisar as influências que podem ocorrer da L1 e da L2 na aprendizagem da L3 . Esta pesquisa foi conduzida no contexto de três turmas de francês como língua estrangeira em uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande – PB. Para coleta dos dados usamos de um questionário estruturado, no qual 34 alunos respondiam a questionamentos sobre aspetos e/ou fatores da L1 (português) e da L2 (inglês), que influenciavam no processo de aprendizagem da L3 (francês). Os resultados apontam haver influências da L1 na L3, bem como da L2 na L3, durante o processo de aprendizagem da L3. A influência da L1 na L3 nesta pesquisa mostrou-se mais relevante. Apesar dos resultados apontarem influência das L1 e L2 na L3, mais estudos devem ser realizadas e com metodologia melhor estruturada para que se possa confirmar tais resultados e identificar quais fatores estão diretamente associados a esse processo.
Descrição: Fernandes, J. da C. M. Análise de influências do português (L1) e do inglês (L2) na aprendizagem do francês como terceira língua (L3). 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9986
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanita da Conceição Monteiro Fernandes.pdf918.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.