Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10211
Título: Representação da loucura em Antonio Carlos Viana
Autor(es): Andrade, Lucélia de Almeida
Palavras-chave: Literatura brasileira
Viana
Loucura
Pobreza
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as representações da loucura nos contos ―Santana Quemo-Quemo‖ e ―Quando meu pai voltou‖, presentes no livro Cine Privê do contista sergipano Antonio Carlos Viana. Como qualquer fenômeno humano, a loucura é construída sócio-historicamente. Sendo assim, em sua nomeação, definição e compreensão estão alinhados elementos do contexto histórico e social de cada época. Na Literatura, as representações da loucura são clivadas pelas diferentes relações sociais estabelecidas com a mesma em momentos históricos distintos. Nos contos analisados neste trabalho, a loucura é constituinte de cenários marcados pela pobreza e miséria social. Os loucos de Viana denunciam uma trama social conflituosa em que a lógica de inclusão perversa do Estado atua tanto na produção da loucura quanto em processos de mortificação resultantes do tratamento marcado pela repressão e violência. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos de Foucault (2005), com a análise da loucura enquanto produção histórico-social; Maria (2005) e suas contribuições no que se refere à análise histórica da loucura na Literatura brasileira; e aos pressupostos teóricos da Psicologia Social Crítica para fundamentar este trabalho.
Descrição: ANDRADE, L. de A. Representação da loucura em Antonio Carlos Viana. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10211
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucélia de Almeida Andrade.pdf12.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.