Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12587
Título: Movimentos migratórios e a perda de nacionalidade dos jogadores de futebol
Autor(es): Batista, Maryssa de Oliveira Lima
Palavras-chave: Migrações
Emprego
Estado
Soberania
Direitos Fundamentais
Nacionalidade
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: O presente artigo tem por escopo analisar as motivações para os fluxos migratórios existentes atualmente, bem como ponderar a influência dessas migrações frente ao direito à nacionalidade, um direito fundamental do homem, previsto na Constituição Federal de 1988, Título II, Capítulo III, artigos 12 e 13, bem como em legislação ordinária (Lei. n. 6.815/80) e nos principais tratados internacionais de direitos humanos. A fundamentabilidade da nacionalidade está no fato de ela ser o direito que garante o sujeito ter direitos, por vincular o Estado a ele. Verificou-se que a principal motivação para as migrações contemporâneas são a busca por emprego, nesse sentido estão inseridos os jogadores de futebol que saem de seus países para atingir uma realização profissional noutro, ainda que isso implique a perda da sua nacionalidade originária. A relevância do presente estudo refere-se à importância daquele direito fundamental para o homem. Doutrina, legislação e notícias serão as fontes bibliográficas utilizadas, por meio de uma pesquisa de abordagem do tipo bibliográfica.
Descrição: BATISTA, Maryssa de Oliveira Lima. Movimentos migratórios e a perda de nacionalidade dos jogadores de futebol. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12587
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maryssa de Oliveira Lima Batista.pdf473.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.