Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16229
Título: La bella durmiente: las reconfiguraciones de los cuentos populares y las representaciones femeninas y masculinas en la literatura infantojuvenil
Autor(es): Lopes, Mayara Nascimento
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Conto
Reconfiguração
A bela adormecida
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Os contos maravilhosos são conhecidos por fazer parte da infância das pessoas, em alguns mais presentes e em outros nem tanto, talvez contados pelos pais ou avós, nos primeiros anos da escola ou em filmes. De fato, obras como Chapeuzinho vermelho, Cinderela, Branca de Neve e tantas outras se canonizaram nas muitas culturas por todo mundo ocidental e permanecem até os dias de hoje muito presentes. Não é nenhuma surpresa que a literatura infantil e juvenil possui uma grande influência na construção de identidade das crianças e adotaram um caráter educativo para a infância, além do que, os contos populares são frutos da mentalidade cultural de um povo em determinado período histórico. Por suas funções educativas, sociais e culturais, os contos populares se colocam como ferramentas indispensáveis para nós e devem ser resgatados e mantidos no seio popular; neste sentido, os clássicos maravilhosos foram se adaptando e se reconfigurando ao mesmo passo que as mudanças da sociedade. Com este trabalho se pretende investigar, à luz de teóricos como Teresa Colomer, Bruno Bettelheim, Peter Hunt, entre outros as modificações que sofreram os contos ao longo destes anos, privilegiando a questão sobre gênero e a forma como a literatura infanto-juvenil transmite os modelos masculinos e femininos a seu público. O estudo se elucida a partir do conto “A bela adormecida”, desde sua primeira versão na tradição oral, chegando ao domínio de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, sendo finalmente apanhado por Antonio Rodríguez Almodóvar.
Descrição: LOPES, M. N. La bella durmiente: las reconfiguraciones de los cuentos populares y las representaciones femeninas y masculinas en la literatura infantojuvenil. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16229
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Nascimento Lopes.pdf19.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.