Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21599
Título: Frida (2002) como mediadora da desconstrução de gênero na aula de ELE: representação feminina e feminismo
Autor(es): Paula, Kassia Kiss Jacinto de
Palavras-chave: Desconstrução do gênero
Competências do século XXI
Ensino de espanhol
Relações de gênero
Data do documento: 17-Nov-2019
Resumo: A indispensabilidade de um olhar singular e coletivo voltado para a educação contemporânea, provoca reflexões sobre as práticas desempenhadas nas instituições educacionais brasileiras. Sistema esse que é corresponsável pela formação do senso crítico dos indivíduos de uma nação influenciando no processo de construção cognitiva do sujeito, tornando indispensável o pensar pedagógico voltado para as Competências do século XXI. Este artigo de cunho bibliográfico e qualitativo, propõe o estudo do uso da cinematografia como acionador do cognitivo, através do filme Frida (2002), da diretora Julie Taymor, observando as questões de gênero e sexualidade abordadas no filme e problematizando os papeis sociais atribuídos aos gêneros, o que nos faz refletir como são semeadas e reconstituídas as ideologias, como são postas em prática e de que forma repercutem no cotidiano da sociedade. Os discursos são protagonistas das regras estabelecidas para uma vivência em harmonia, regras que são determinadas pela constituição e moral de uma sociedade. Portanto, nos utilizamos da análise da obra para promover debates em aula de Espanhol como Língua Estrangeira – ELE, no qual foi proposto ademais de uma intervenção fotográfica inspirada na compreensão dos alunos sobre as relações de gênero na sociedade contemporânea a exposição em um Sarau Literário em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Cacimba de Dentro, que por sua vez, atua no modelo pedagógico integral idealizado no Brasil principalmente por Anísio Teixeira, no qual preza pela autonomia na aprendizagem, utilizando-se de um plano pedagógico interdimensional. Assim, pretendemos explanar sobre as possibilidades de ensino/aprendizagem no modelo: cidadã integral, usando a desconstrução de gênero, os estereótipos construídos em cima dele e o movimento feminista como instrumentos de investigação e prática. Para isso, utilizamos como aporte teórico destes estudiosos de gênero e sexualidade, como do cinema e ensino aprendizagem de línguas:
Descrição: PAULA, K. K. J. de. Frida (2002) como mediadora da desconstrução de gênero na aula de ELE: representação feminina e feminismo. 2018. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21599
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KASSIA KISS JACINTO DE PAULA.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.