Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24029
Título: Prisão preventiva na Lei Maria da Penha: a problemática do artigo 20 da Lei Nº 11.340/2006, da (in)constitucionalidade da prisão preventiva decretada de ofício pelo juiz
Autor(es): Silva, Edson Junior de Oliveira da
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Prisão Preventiva
Decretação ex officio
Inconstitucionalidade
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, surge como uma forma de resposta dada pelo Poder Público frente à sociedade, numa tentativa de coibir a violência doméstica e familiar e proteger os direitos da mulher no âmbito das relações domésticas e familiares ao prever a criação de mecanismos jurídicos de combate à violência e a criação de Juizados da Violência. O estudo tem por objetivo analisar a (in)constitucionalidade do artigo 20 da Lei Maria da Penha que estabelece a possibilidade da decretação da prisão preventiva, de ofício, pelo juiz, ainda na fase de inquérito, quando há crime praticado contra a mulher no ambiente familiar, doméstico ou nas relações íntimas de afeto. A discussão é relevante porque argumenta-se que o citado dispositivo burla o sistema acusatório o a garantia da imparcialidade do julgador, canalizando a discussão para a conclusão sobre a ilegalidade de tal medida. É perceptível que artigo 20 da Lei Maria da Penha é uma violação ao sistema acusatório, onde o magistrado age com total parcialidade, deixando de lado o caráter equidistante, bem como as garantias intrínsecas ao indivíduo, de forma a abandonar os princípios norteadores do processo penal. Acerca da metodologia, utilizamos o método dedutivo, sendo necessária a pesquisa em diversas bibliografias, constituída principalmente de artigos científicos, doutrina, jurisprudência e leis, com o intento de, por meio destes, encontrar a resposta para o problema ao qual propusemos a resolver, acerca da (in)constitucionalidade da Lei 11.340/06.
Descrição: SILVA, Edson Junior de Oliveira da. Prisão preventiva na Lei Maria da Penha: a problemática do artigo 20 da Lei Nº 11.340/2006, da (in)constitucionalidade da prisão preventiva decretada de ofício pelo juiz. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24029
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Junior de Oliveira da Silva.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.