Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24196
Título: Pacto federativo tributário e desenvolvimento socioeconômico local: a questão do modelo de financiamento municipal e seus desdobramentos no município de Lagoa Seca - PB
Autor(es): Ribeiro, Marcela Souza Cabral
Palavras-chave: Pacto federativo brasileiro
Federalismo tributário
Repartição constitucional de receitas
Direito Previdenciário
Data do documento: 17-Abr-2019
Resumo: O presente trabalho científico tem como objetivo analisar, a partir do modelo de financiamento estatal previsto na Constituição da República Federativa de 1988, em especial os desdobramentos financeiros locais decorrentes do pacto federativo-tributário, com enfoque no desenvolvimento socioeconômico do Município de Lagoa Seca/PB, no lapso temporal de 2003 a 2017, em relação às receitas públicas, como também no período de 2002 a 2015, à realidade econômica. Para tanto, buscou-se identificar relações entre as receitas tributárias municipais e as transferências constitucionais com os indicadores socioeconômicos do referido município, de forma a esclarecer os comportamentos convergentes ou divergentes entre o Pacto Federativo-tributário, desenvolvimento e a dependência econômica local. O levantamento de dados fez uso da técnica de pesquisa bibliográfica, disponíveis em livros, revistas, jornais e outras informações acessíveis na internet, bem como coletou dados através da pesquisa documental (fontes primárias) em documentos e fontes estatísticas oficiais, relativos à arrecadação dos tributos municipais, às transferências constitucionais destinadas ao Município de Lagoa Seca/PB, bem como à realidade econômica, medida através do PIB. Enfoca-se inicialmente acerca do Pacto Federativo Brasileiro através das características demarcadas no Estado Federal, como também o modo das repartições de competências com enfoque maior na competência material comum e exclusiva dos Municípios. Por conseguinte, buscou-se contextualizar acerca do Pacto Federativo Tributário, verificando-se, em flagrante ofensa ao pacto federativo, uma grande concentração de receitas tributárias na União. Assim, em meio a esse desequilíbrio, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 outorga à União e aos Estados a transferência da parcela de suas receitas tributárias para os Municípios a fim de garantir um equilíbrio socioeconômico entre eles. Ao final, faz-se uma análise de dados quantitativos coletados de fontes oficiais, tais como Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, IBGE e IPEA.
Descrição: RIBEIRO, Marcela Souza Cabral. Pacto federativo tributário e desenvolvimento socioeconômico local: a questão do modelo de financiamento municipal e seus desdobramentos no município de Lagoa Seca - PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24196
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Souza Cabral Ribeiro.pdf8.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.