Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25243
Título: Artigo 23 da Emenda Constitucional nº 103/19: uma análise sistemática sobre sua constitucionalidade e principais efeitos práticos no âmbito do RGPS
Autor(es): Santos Filho, Roberto Robson Lopes dos
Palavras-chave: Emenda constitucional
Reforma da previdência
RGPS
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: O presente trabalho se dedica a analisar de forma detalhada e sistemática a constitucionalidade do artigo 23 da reforma da previdência, a Emenda Constitucional de número 103 de 2019, à luz da análise do sistema brasileiro de controle de constitucionalidade e da visualização de casos práticos hipotéticos sobre o tema. Ao longo desse estudo, se pretendeu compreender como o novo regramento jurídico relativo às pensões por morte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) impactou de forma prática a realidade desses benefícios e se essas alterações se compatibilizam com a Constituição Federal de 1988 e seus princípios fundamentais, sob a sua égide formal e material. A temática é extremamente atual e relevante, uma vez que a legislação ora analisada possui aplicabilidade imediata desde 2019 e tem impactado diretamente os benefícios previdenciários do RGPS, tanto em face das métricas e fórmulas de cálculo, quanto dos requisitos legais caracterizadores do direito subjetivo ao benefício.
Descrição: SANTOS FILHO, Roberto Robson Lopes dos. Atigo 23 da emenda constitucional nº 103/19: uma análise sistemática sobre sua constitucionalidade e principais efeitos práticos no âmbito do RGPS. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25243
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC.pdfTERMO DE DEPÓSITO DE TCC831.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC ROBERTO ROBSON LOPES DOS SANTOS FILHOTCC FINAL DEPOSITO II5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.