Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28575
Título: Crimes de colarinho branco: é cabível a aplicação da teoria do direito penal do inimigo como norma repressora?
Autor(es): Almeida, Layslla Alves de
Palavras-chave: Crimes de colarinho branco
Impunidade
Direito penal
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem como tema os crimes de colarinho branco analisados sob o enfoque do cenário brasileiro. O objetivo central da pesquisa consiste em estabelecer um debate acerca da possibilidade de aplicação da Teoria do Direito Penal do Inimigo como norma repressora a tais crimes. O método que proporcionará as bases lógicas para essa investigação será o dedutivo, portanto, o estudo partirá de uma abordagem geral dos conceitos para uma análise específica acerca da aplicação da teoria estudada aos white collar crimes. Os métodos que indicam os meios técnicos da investigação serão o observacional e o histórico. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e quanto a sua natureza, básica, eis que tem por foco de estudo estabelecer uma nova perspectiva acerca do tema. Para atingir os objetivos pretendidos, quantos aos fins, a pesquisa é exploratória e descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstraram que a legislação brasileira ainda é muito frágil e branda para combater a criminalidade de colarinho branco. Concluiu-se que é imperante que haja maior rigidez nas leis, ainda que a Teoria do Direito Penal do Inimigo não possa ser aplicada em sua totalidade, garantindo uma maior integração entre os órgãos de combate e prevenção para garantir a justiça social e reduzir a impunidade.
Descrição: ALMEIDA, Layslla Alves de. Crimes de colarinho branco: é cabível a aplicação da teoria do direito penal do inimigo como norma repressora?. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28575
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Layslla Alves de Almeida.pdfTCC - Layslla Alves de Almeida.pdf637.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf379.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.