Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30999
Título: Nova lei de licitações: uma análise sobre as dificuldades dos municípios paraibanos na edição de regulamentos necessários à efetiva implementação da Lei nº 14.133/2021
Autor(es): Alencar, Maria Rita Soares de
Palavras-chave: Lei de Licitações
Regulamentação
Lei nº 14.133/2021
Municípios paraibanos
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: A presente monografia tem como propósito compreender as dificuldades dos municípios paraibanos na regulamentação de normas necessárias à efetiva implementação da Lei nº 14.133/2021. Apesar da norma trazer uma maior autonomia aos entes, conferindo aos chefes do Poder Executivo a possibilidade de legislar sobre mais de cinquenta dispositivos de maneira específica e adequada a realidade local, impõe um desafio especial no contexto municipal devido à complexidade da legislação. Dito isso, a metodologia escolhida utiliza o método científico comparativo e estatístico, buscando avaliar a realidade dos municípios paraibanos em relação à implementação da Nova Lei de Licitações (NLLC), ademais, empregou-se o método indutivo com a finalidade de compreender quais os aspectos teóricos e práticos das reflexões que deve ser resultante das pesquisas realizadas. Desta forma, a pesquisa inicialmente aborda a evolução legislativa das normas de licitação, perpassando-se pela competência legislativa e a análise das normas gerais e específicas de licitação. Ademais, o presente trabalho traz maior enfoque na regulamentação da nova lei, destacando os pontos principais a serem editados e os possíveis danos ocasionados pela omissão dos gestores. Através de pesquisas realizadas com servidores da área de licitação analisaram-se as reais dificuldades dos municípios paraibanos na edição de normas necessárias à implementação da Lei nº 14.133/2021, logo, chegou-se a conclusão de que os principais problemas da regulamentação da nova lei de licitações está diretamente relacionada à persistência de práticas viciosas e costumes arraigados que prejudicam a eficácia normativa, além de evidenciar a ausência de práticas de governança no âmbito da cultura organizacional da Administração Pública local.
Descrição: ALENCAR, Maria Rita Soares de. Nova lei de licitações: uma análise sobre as dificuldades dos municípios paraibanos na edição de regulamentos à efetiva implementação da Lei nº 14.133/2021. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30999
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Rita Soares de Alencar.pdfTCC - Maria Rita Soares de Alencar.pdf431.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf332.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.