Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4809
Título: Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender
Autor(es): Silva, Patrícia Gomes da
Palavras-chave: Saberes
Infância
Educação infantil
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: Este trabalho monográfico aborda os saberes e concepções na educação infantil, na qual a partir de observações na docência, considerando como objeto de estudo a Escola Municipal de Educação Infantil de Ensino Fundamental Antônio Soares da Cruz, com intuito de instigar professores, de qual maneira acontece esse aprendizado. A escolha pelo tema se deu, devido à pesquisadora, possuir cinco anos de experiência docente na área de estudo, dentro da escola, definida enquanto local empírico da investigação cientifica. A base teórica escolhida aponta que as atividades pedagógicas nas séries iniciais pedem um cuidado diferenciado, de maneira que englobem o lúdico, o seu ser social e o seu cognitivo, posando assim a trabalhar com variedades de saberes, que articulam ao seu redor como educadora. Nesse contexto foram selecionados autores como: (KRAMER 2012, VYGOTSKY1984, KUHLMAN JR 1998, ALMEIDA 2005, MELO 2008, OLIVEIRA 2000, NICOLAU 2012). A metodologia escolhida se fez a partir de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, diretamente no acompanhamento e observações na sala do pré-escolar I, no turno matutino. O público estudado nos primeiros saberes, diz respeito às crianças de 04 anos de idade, e de como professores da educação infantil se adéqua a tal realidade das atividades lúdicas. Finalmente foi possível observar que existe uma visão errônea de que essa fase não é efetivamente de aprendizagem, mas apenas de brincadeiras, mas constatamos que todas as crianças conseguem aprender brincando com muita facilidade.
Descrição: SILVA, P. G. da. Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4809
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 4.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 45.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 5.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 55.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 6.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 67.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 1.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 14.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 2.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 25.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 3.pdfPatrícia Gomes da Silva parte 37.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.