dc.contributor.author |
Silva, João Matheus da |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-13T20:23:03Z |
|
dc.date.available |
2016-06-13T20:23:03Z |
|
dc.date.issued |
2016-04-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10062 |
|
dc.description |
SILVA, J. M. da. A inserção da filosofia de Imre Lakatos no ensino de Matemática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste trabalho é analisar o método histórico utilizado por Imre Lakatos em sua sala de aula imaginária e, como esse método se aplicaria numa sala de aula concretamente. Abordando os traços históricos e processos até a obtenção da prova do teorema de Euler, no diálogo entre o professor e seus alunos imaginários, são demonstrados os argumentos de cada aluno e do professor. Nessa sala de aula imaginária ocorre também a introdução da filosofia da matemática, valorizando sempre a comunicação entre o professor e os alunos. No decorrer do trabalho é discutido como essa ideia filosófica pode garantir autonomia aos alunos nas escolas, quais os benefícios que o método proporciona e também as dificuldades que uma nova forma de ensino pode causar numa sala de aula que ainda valoriza o formalismo do ensino, sem levar em consideração o pensar do aluno. O objetivo principal deste trabalho é voltar o olhar para uma forma de tornar a aula de matemática mais atrativa para os alunos, para isso, conclui-se ser necessário a mudança da visão de conhecimento matemático do professor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Silvânio de Andrade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Imre Lakatos |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia do aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da filosofia de Imre Lakatos no ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |