Resumo:
Este trabalho objetivou analisar como acontece o processo de ensino aprendizagem da leitura
em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Especificamente, buscamos: a) verificar a
visão dos alunos com relação à aprendizagem da leitura; b) analisar a prática de ensino da
leitura de uma professora do ensino fundamental. Teoricamente, nos baseamos nas concepções
de Bakhtin (1981, 1997), Bronckart (2006, 2007), Soares (2012), dentre outros autores.
Metodologicamente, coletamos dados, através de questionários aplicados aos sujeitos da
pesquisa (professora e alunos). O estudo permitiu compreender que a questão da leitura vai
além dos muros da escola e envolve comprometimento dos professores e alunos para uma
concretização mais favorável no desenvolvimento do prazer do ato de ler.
Descrição:
SANTOS, A. P. N. A leitura na sala de aula do 6° ano: um estudo de caso. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.