dc.contributor.author |
Barros, Raquel Pirangi |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-15T15:25:31Z |
|
dc.date.available |
2016-06-15T15:25:31Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10124 |
|
dc.description |
BARROS, R. P. Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente, no contexto educacional, muito se fala sobre a produção da leitura e escrita,
além da necessidade de formar um leitor proficiente no contexto escolar e social, e que
tenha competência na escrita. Sabemos que é desafiador para os professores incentivar
seus alunos a ler e escrever por prazer. Esta é uma ação que exige dos docentes e
necessita do interesse dos alunos envolvidos. Nesse sentido, faz-se necessário abordar a
leitura e a escrita como práticas pedagógicas e discutir acerca das dificuldades que
permeiam o ensino-aprendizagem a partir destas perspectivas. Objetivamos
compreender as práticas de leitura e escrita dos alunos do 4º e 5º anos em uma turma
multisseriada de uma escola pública municipal da Zona Rural da cidade de Alagoa
Nova-PB. Nossa proposta é discutir sobre as práticas de leitura e escrita no ambiente
escolar na realidade de uma turma multisseriada de uma escola rural. Utilizamos como
referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Ariès (1981), que discute questões
referentes à cultura da infância; Bresson (2001), que traz abordagens sobre a escrita;
Soares (2009), quando aborda a questão da alfabetização e do letramento; Ferreira e
Brandão (2011), que discutem a educação do campo. Como abordagem metodológica,
utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa
foram questionários com os alunos do 4º e 5º anos e entrevistas com a docente desta
turma e a gestora escolar. Fizemos também observações das aulas da professora.
Posteriormente, transcrevemos as entrevistas e analisamos os questionários. Este
trabalho nos possibilitou compreender os desafios e as dificuldades referentes à leitura e
à escrita enfrentadas pela docente e alunos na realidade das salas de aula multisseriadas
e a maneira que ela busca para enfrentar os diversos dilemas presentes em seu cotidiano
de trabalho. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Turma multisseriada |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |