UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Raquel Pirangi
dc.date.accessioned 2016-06-15T15:25:31Z
dc.date.available 2016-06-15T15:25:31Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10124
dc.description BARROS, R. P. Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, no contexto educacional, muito se fala sobre a produção da leitura e escrita, além da necessidade de formar um leitor proficiente no contexto escolar e social, e que tenha competência na escrita. Sabemos que é desafiador para os professores incentivar seus alunos a ler e escrever por prazer. Esta é uma ação que exige dos docentes e necessita do interesse dos alunos envolvidos. Nesse sentido, faz-se necessário abordar a leitura e a escrita como práticas pedagógicas e discutir acerca das dificuldades que permeiam o ensino-aprendizagem a partir destas perspectivas. Objetivamos compreender as práticas de leitura e escrita dos alunos do 4º e 5º anos em uma turma multisseriada de uma escola pública municipal da Zona Rural da cidade de Alagoa Nova-PB. Nossa proposta é discutir sobre as práticas de leitura e escrita no ambiente escolar na realidade de uma turma multisseriada de uma escola rural. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Ariès (1981), que discute questões referentes à cultura da infância; Bresson (2001), que traz abordagens sobre a escrita; Soares (2009), quando aborda a questão da alfabetização e do letramento; Ferreira e Brandão (2011), que discutem a educação do campo. Como abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários com os alunos do 4º e 5º anos e entrevistas com a docente desta turma e a gestora escolar. Fizemos também observações das aulas da professora. Posteriormente, transcrevemos as entrevistas e analisamos os questionários. Este trabalho nos possibilitou compreender os desafios e as dificuldades referentes à leitura e à escrita enfrentadas pela docente e alunos na realidade das salas de aula multisseriadas e a maneira que ela busca para enfrentar os diversos dilemas presentes em seu cotidiano de trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Turma multisseriada pt_BR
dc.title Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta