O trabalho ora intitulado Pedagogia de Projeto: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB, objetiva: analisar o processo de desenvolvimento da Pedagogia de Projetos na Escola ...
Este artigo analisa a ação educativa hospitalar baseada na Pedagogia, destacando
sua relevância didático-pedagógica para estudantes internados e sua contribuição
para a conclusão da Educação Básica. A pesquisa, realizada ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se do relato de experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na instituição pública Escola Municipal Roberto Simonsen, em uma turma de 5° ano do ...
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a alfabetização de crianças inseridas no último ano da pré-escola. Parte da análise de um cenário que propicie à estas o acesso a práticas da leitura, ...
Este estudo consiste em refletir a respeito da psicomotricidade nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, com enfoque nos saberes e desafios da prática docente. Para
isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com ...
Este trabalho, tem como objetivo: descrever a importância de uma rede de apoio para melhorar
o desempenho educacional de alunos com transtornos de aprendizagem. A pesquisa foi
realizada no INCLUIR - Centro Especializado ...
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos, ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, especialmente na aquisição de habilidades e competências desenvolvidas na infância que servem de base para o desenvolvimento ...
Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Assistivas (TA’s) na Educação Especial,
com foco no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do
Espectro do Autista (TEA). O objetivo principal foi ...
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as
contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a
formação docente, a partir dos ...
O presente estudo investiga o uso da gamificação como uma metodologia ativa, com potencial para transformar a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, promovendo o engajamento e maior participação dos estudantes. A ...
O presente trabalho de conclusão de licenciatura em pedagogia, na UEPB, possui
como campo de pesquisa o desenvolvimento infantil através da história, tendo como
base as obras de Ariés (1986), Castro (2015), Kishimoto ...
Promover a inclusão de estudantes com Transtorno de espectro autista (TEA) ainda
é um desafio na atualidade. Apesar da presença do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) nas escolas municipais, ainda é uma grande ...
Este presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como, verificar brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam e desenvolvem as aéreas ...
O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva
inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse
sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar a
importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Educação e Assistência aos Cegos
do Nordeste – ICENO no processo de inclusão ...
O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no
processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina ...
A pandemia da Covid-19 modificou totalmente todo o planeta, desde as relações sociais de trabalho, até a educação passaram por mudanças e adaptações ao novo cenário na época, gerando mudanças no processo de ensino e ...
O presente trabalho tem por finalidade compreender como a contação de histórias pode contribuir
no processo de aprendizagem. O intuito foi considerando a importância da contação de histórias,
seu percurso histórico e ...
A presente pesquisa busca compreender a realização das avaliações de aprendizagem no município de Barra de Santana/PB durante e após a pandemia de covid-19. Propõe-se expor um panorama sobre a relação do neoliberalismo e ...