O presente trabalho tem por finalidade compreender como a contação de histórias pode contribuir
no processo de aprendizagem. O intuito foi considerando a importância da contação de histórias,
seu percurso histórico e ...
A presente pesquisa busca compreender a realização das avaliações de aprendizagem no município de Barra de Santana/PB durante e após a pandemia de covid-19. Propõe-se expor um panorama sobre a relação do neoliberalismo e ...
Esta pesquisa analisa como a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança com TDAH. Configura-se como uma pesquisa descritiva analítica, realizada por meio de estudo de livros e de artigos, ...
No campo Educacional os desafios enfrentados pelos professores são os mais diversos, dentre eles podemos citar as salas de aulas com uma diversidade de alunos, suas dificuldades e especificidades, cada um com sua ...
A leitura é essencial na formação das crianças, permitindo-lhes explorar o
desconhecido e desenvolver aspectos linguísticos, cognitivos, emocionais e
socioculturais. A Literatura Infantil, com sua diversidade de textos, ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o ato de brincar pode ajudar no desenvolvimento psíquico e psicomotor das crianças na Educação Infantil, por meio de pesquisas bibliográficas, tendo em vista que ...
Este estudo tem como objetivo, ressaltar as características do Transtorno do Espectro
Autista e relaciona-la com a dificuldade de aprendizagem e o papel que o docente
exercerá na inclusão da criança. Dessa forma, buscamos ...
A Arte pode ser considerada um meio que encontramos para nos expressar e
emocionar, seja ela de cunho político-social cultural, de caráter sensível, onde nos
leva ao nosso íntimo ou um meio de revolucionar e gerar uma ...
O presente estudo tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência de minha prática docente voltada para a evolução das crianças em aprender, a partir da musicalização no interior da identificação da pronúncia ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso configura-se como um relato de experiência através
do qual são descritos momentos vivenciados no estágio de observação numa turma de Educação
de Jovens e Adultos (EJA), realizado ...
O referido trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba ...
Este estudo explora a eficácia da literatura inclusiva na promoção da inclusão e
envolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries
iniciais. A pesquisa envolve uma revisão abrangente da ...
Este trabalho concentra um apurado de perspectivas que buscam demonstrar a importância da
língua inglesa ser ofertada para o ensino da rede pública desde a Educação infantil. Essa
idealização corrobora com os preceitos ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o papel dos jogos e brincadeiras
no 1º ano do Ensino Fundamental. Discutimos a temática explicando o que são jogos
e brincadeiras, destacando sua importância na sala ...
A presente pesquisa consumada neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado de “Relato de Experiência do Projeto Literando: Uma Viagem pela Imaginação e Criatividade" objetiva promover o incentivo, interesse e ...
Partindo do pressuposto que uma pesquisa em Educação Inclusiva na Infância é essencialmente reflexiva, pontuar questões pertinentes quanto às práticas pedagógicas desperta o nosso olhar como educadoras a pensar uma educação ...
O presente estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico reflexiva, a relevância do uso de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentar teoricamente ...
A presente pesquisa apresenta a temática sobre os pedagogos do gênero masculino na educação infantil em salas de aula, com o objetivo de apresentar fatos e apresentar a realidade de alunos do sexo masculino que estão em ...
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o papel da literatura infantil para a formação de leitores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) uma vez que é crescente a entrada de alunos neuroatípicos no espaço escolar. ...
Este artigo discute sobre o atendimento educacional de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase na figura do “voluntário social” no espaço escolar. Apresenta como objetivo geral refletir ...