O presente estudo investiga o uso da gamificação como uma metodologia ativa, com potencial para transformar a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, promovendo o engajamento e maior participação dos estudantes. A ...
O presente trabalho de conclusão de licenciatura em pedagogia, na UEPB, possui
como campo de pesquisa o desenvolvimento infantil através da história, tendo como
base as obras de Ariés (1986), Castro (2015), Kishimoto ...
Promover a inclusão de estudantes com Transtorno de espectro autista (TEA) ainda
é um desafio na atualidade. Apesar da presença do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) nas escolas municipais, ainda é uma grande ...
Este presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como, verificar brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam e desenvolvem as aéreas ...
O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva
inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse
sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar a
importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Educação e Assistência aos Cegos
do Nordeste – ICENO no processo de inclusão ...
O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no
processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina ...
A pandemia da Covid-19 modificou totalmente todo o planeta, desde as relações sociais de trabalho, até a educação passaram por mudanças e adaptações ao novo cenário na época, gerando mudanças no processo de ensino e ...
O presente trabalho tem por finalidade compreender como a contação de histórias pode contribuir
no processo de aprendizagem. O intuito foi considerando a importância da contação de histórias,
seu percurso histórico e ...
A presente pesquisa busca compreender a realização das avaliações de aprendizagem no município de Barra de Santana/PB durante e após a pandemia de covid-19. Propõe-se expor um panorama sobre a relação do neoliberalismo e ...
Esta pesquisa analisa como a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança com TDAH. Configura-se como uma pesquisa descritiva analítica, realizada por meio de estudo de livros e de artigos, ...
No campo Educacional os desafios enfrentados pelos professores são os mais diversos, dentre eles podemos citar as salas de aulas com uma diversidade de alunos, suas dificuldades e especificidades, cada um com sua ...
A leitura é essencial na formação das crianças, permitindo-lhes explorar o
desconhecido e desenvolver aspectos linguísticos, cognitivos, emocionais e
socioculturais. A Literatura Infantil, com sua diversidade de textos, ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o ato de brincar pode ajudar no desenvolvimento psíquico e psicomotor das crianças na Educação Infantil, por meio de pesquisas bibliográficas, tendo em vista que ...
Este estudo tem como objetivo, ressaltar as características do Transtorno do Espectro
Autista e relaciona-la com a dificuldade de aprendizagem e o papel que o docente
exercerá na inclusão da criança. Dessa forma, buscamos ...
A Arte pode ser considerada um meio que encontramos para nos expressar e
emocionar, seja ela de cunho político-social cultural, de caráter sensível, onde nos
leva ao nosso íntimo ou um meio de revolucionar e gerar uma ...
O presente estudo tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência de minha prática docente voltada para a evolução das crianças em aprender, a partir da musicalização no interior da identificação da pronúncia ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso configura-se como um relato de experiência através
do qual são descritos momentos vivenciados no estágio de observação numa turma de Educação
de Jovens e Adultos (EJA), realizado ...
O referido trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba ...
Este estudo explora a eficácia da literatura inclusiva na promoção da inclusão e
envolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries
iniciais. A pesquisa envolve uma revisão abrangente da ...