Analisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse
trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu ...
O presente trabalho irá explorar a literatura infantil afro-brasileira e indígena como instrumento de mudança, ressignificação e reconstrução da imagem negativa imposta por muito tempo na sociedade pela cultura eurocêntrica. ...
Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios encontrados perante o
diagnóstico e as intervenções, bem como seu impacto na atuação do pedagogo.
Reconhecendo a importância do monitoramento do progresso escolar, ...
O número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA vem crescendo significativamente nas escolas comuns, seja da rede pública ou privada. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi analisar os desafios ...
O presente estudo teve como objetivo identificar a relevância do uso de jogos pedagógicos como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem de crianças inseridas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para ...
A arte é uma ferramenta importante pela qual as crianças conseguem se expressar e aprimorar o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. É fundamental estimular as crianças através da arte. Esse artigo objetiva ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a organização do espaço
escolar e suas implicações no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, com
foco na perspectiva das próprias crianças. O estudo ...
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de natureza
qualitativa, que traz conceitos do que se entende por leitura, leitor e práticas
educativas de ensino à leitura nos anos iniciais antes, durante e ...
Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia (Centro de Educação - Campus I) apresentam-se como objeto de estudo as trajetórias escolares dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da experiência no ...
Este artigo de conclusão do curso de Pedagogia (Campus I – UEPB) apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e suas implicações no contexto familiar e escolar. Alinhada à pesquisa ...
Este trabalho teve como objetivo principal discutir os impactos da modalidade de
ensino remoto e/ou emergencial na educação, bem como os desafios enfrentados
pelos professores do município de Campina Grande–PB, durante ...
A história da educação brasileira tem sido marcada por avanços e
descontinuidades ao longo dos anos, originados por diferentes concepções e
influências oriundas de diferentes contextos políticos, sociais e culturais. ...
Compreende-se que a educação é o maior instrumento de transformação social e, no
contexto escolar precisa, com a máxima urgência, proporcionar situações de ensino aprendizagem favoráveis à construção da identidade cultural ...
O presente estudo busca contribuir com a construção do conhecimento de profissionais da área educação e pais que buscam compreender sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para proporcionar qualidade ...
O presente trabalho, de final de curso, trata sobre Profissionais de Apoio Escolar, na
modalidade cuidador, que estão inseridos junto à criança com deficiência no espaço
da Educação Infantil. Objetivamos compreender os ...
O presente trabalho aborda a importância da afetividade no espaço da Educação Infantil, a qual funciona como um elemento necessário às práticas pedagógicas. Neste estudo, considerando a necessidade de investigá-la, valemo-nos ...
Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo analisar o conceito
de liberdade no desenvolvimento da criança com idades entre 0 e 3 anos, com base
na abordagem montessoriana. Para tal, foram desenvolvidos ...
Este estudo aborda os processos de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, Paraíba, com foco especial na vivência durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral ...
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se como um importante instrumento de formação e viabilizador, construindo e estabelecendo uma ponte entre o ensino superior e a educação básica. ...
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se inicia com a valorização da literatura de cordel, uma expressão cultural singular conhecida por suas rimas e versos envolventes que desempenham um papel essencial ...