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Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Campina
Grande – PB, com o objetivo de analisar como as brincadeiras são conduzidas e trabalhadas
em uma turma da educação infantil das sèries iniciais do ensino fundamental. Para tanto,
utilizou-se a metodologia qualitativa, a partir da observação das aulas de uma professora, em
seguida foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico – PPP, do Plano de
Ensino da docente, e por fim a realização de uma entrevista com a professora observada. Para
as discussões teóricas buscamos apoio nos estudos de Baquero (1998), Brasil (1998),
Galvão e Henri (1995), Kishimoto (2008), Rosa, (2001), entre outros. Conclui-se desse
curto estudo que, a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento integral do
individuo nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. E que esse
estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do
ser humano, e, em especial na vida da criança. |
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