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A presente pesquisa objetiva analisar e compreender a importância da mediação do professor
no papel de mediador na construção do conhecimento da criança, assim como quais métodos e
atividades que são aplicadas em sala de aula que contribuem na interação social dos alunos e
construção dos conhecimentos. A escolha do tema: A importância da mediação no processo
ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky partiu do envolvimento com o grupo de
pesquisa Programa de Iniciação Científica (PIBIC), realizado na Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). Esta pesquisa é de cunho qualitativo e para tais fins, foram selecionadas duas
docentes do 1º ano e 2º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Lindolfo Montenegro, para a aplicação de entrevistas semiestruturadas,
sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras, bem como a observação do fazer
pedagógico destas. A pesquisa foi fundamentada na teoria Histórico-cultural da aprendizagem,
a qual não determina uma metodologia de ensino pronta e imediata para aplicação em sala de
aula, mas oferece a compreensão de como se dá a relação ensino-aprendizagem e esclarece a
função do professor como mediador do conhecimento para o aluno, que é a de servir como um
elo entre o aluno e o conhecimento. Ela esclarece que o desenvolvimento das funções
psicológicas superiores (FPS) só é possível através das relações sociais. É através da escola que
o aluno terá acesso a uma gama de conhecimentos sistematizados que irão contribuir para o
desenvolvimento das FPS. A mediação pedagógica em Vygotsky tem função de viabilizar aos
alunos a oportunidade de serem ativos, interativos e questionadores em sala de aula, além de na
medida em que os alunos aprendem possam avançar em novos conhecimentos, algo
fundamental na construção dos Processos Psicológicos Superiores (PPS). As docentes
entrevistadas, nesta pesquisa, mostraram ciência sobre o seu papel como mediadoras, bem
como, o conceito de mediação. Porém, pudemos constatar que a prática pedagógica das
docentes, embora promovam algumas atividades em grupo com seus alunos, atenda-os
individualmente e se utilizam de instrumentos de mediação (jogos, palitos de picolé, tampinhas
de garrafa), são deficientes, ou seja, deixaram a desejar quanto à administração das situações
de aprendizagem. Mostraram no fazer pedagógico algumas discordâncias na relação: teoria e
prática. As considerações encaminham-se para o entendimento da importância da mediação no
processo ensino-aprendizagem, e quão relevante é a prática pedagógica do professor, pois se
sua atuação pedagógica for deficiente ou inconstante e desconexa pode comprometer o
desenvolvimento cognitivo do aluno. Cada docente no exercício da profissão cria sua
metodologia de ensino baseado numa teoria da aprendizagem, mas deve ter em comum o
objetivo de formar cidadãos, autônomos críticos, podendo exercitar sua cidadania com
autonomia na sociedade. |
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