UEPB - Repositório Digital

Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Ana Paula Martins
dc.date.accessioned 2016-06-15T15:28:38Z
dc.date.available 2016-06-15T15:28:38Z
dc.date.issued 2016-05-24
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10129
dc.description COSTA, A. P. M. Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho aqui proposto é um relato de experiência vivenciada no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Queimadas-PB. Para tanto, analisamos o conceito de alfabetização e letramento, coleta de dados a partir de uma entrevista aplicada com uma professora da alfabetização da Escola Tertuliano Maciel, bem como desenvolvimento da sequência didática que elaboramos durante os estudos do PNAIC. Portanto, temos como referencial teórico: Soares (1998; 1999; 2001; 2003; 2011); Moraes (2005); Melo, Rocha & Campos (2010); Melo & Rocha (2009); Ferreiro (2001); Freire (1992; 1996); Kramer (2010); Smith (1999). Desta forma, objetivou-se alfabetizar letrando, ou seja, fazer uso social da leitura e da escrita, proporcionando as crianças o contato com o gênero textual poema. Essa experiência surgiu a partir de estudos do componente curricular Concepção e Metodologia da Alfabetização, explicitando a importância e a relação entre alfabetização e letramento nas práticas de ensino. Conclui-se com este estudo que o uso social do letramento em sala de aula do 1º ano dos Anos Iniciais é de suma importância para a prática de professores alfabetizadores e que muitos estudos ainda deverão ser realizados a respeito da alfabetização e do letramento, pois temos consciência de que o trabalho com a linguagem deve ser mergulhado em contextos letrados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos da Silva Cirino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Professor alfabetizador pt_BR
dc.title Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta