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O trabalho aqui proposto é um relato de experiência vivenciada no Programa Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com uma turma do 1º ano do Ensino
Fundamental, em uma escola pública do município de Queimadas-PB. Para tanto, analisamos
o conceito de alfabetização e letramento, coleta de dados a partir de uma entrevista aplicada
com uma professora da alfabetização da Escola Tertuliano Maciel, bem como
desenvolvimento da sequência didática que elaboramos durante os estudos do PNAIC.
Portanto, temos como referencial teórico: Soares (1998; 1999; 2001; 2003; 2011); Moraes
(2005); Melo, Rocha & Campos (2010); Melo & Rocha (2009); Ferreiro (2001); Freire (1992;
1996); Kramer (2010); Smith (1999). Desta forma, objetivou-se alfabetizar letrando, ou seja,
fazer uso social da leitura e da escrita, proporcionando as crianças o contato com o gênero
textual poema. Essa experiência surgiu a partir de estudos do componente curricular
Concepção e Metodologia da Alfabetização, explicitando a importância e a relação entre
alfabetização e letramento nas práticas de ensino. Conclui-se com este estudo que o uso social
do letramento em sala de aula do 1º ano dos Anos Iniciais é de suma importância para a
prática de professores alfabetizadores e que muitos estudos ainda deverão ser realizados a
respeito da alfabetização e do letramento, pois temos consciência de que o trabalho com a
linguagem deve ser mergulhado em contextos letrados. |
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