UEPB - Repositório Digital

Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, José Ignis Gonzaga de
dc.date.accessioned 2016-06-20T12:31:02Z
dc.date.available 2016-06-20T12:31:02Z
dc.date.issued 2016-05-31
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10203
dc.description LIMA, J. I. G. de. Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi apresentar e refletir sobre a iniciação docente na Educação Física no Ensino Médio (turma do 1º ano) numa escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Taperoá-PB, tendo como fonte de produção de dados para a reflexão os registros de aula destacando a organização de conteúdos e a observação enfatizando a frequência escolar. Objetivou-se ainda, apontar norteadores pedagógicos que pudessem contribuir para diminuição da evasão escolar no ensino médio nas aulas de Educação Física na referida escola. A relevância deste trabalho destaca-se pela sua contribuição que pode vir a oferecer a comunidade acadêmica na produção de conhecimento na área, bem como, a comunidade escolar envolvendo equipe pedagógica e alunos sobre o tema evasão. A escola poderá valer-se desta reflexão para autoavaliar e construir novas estratégias. Outro aspecto é que o trabalho traz para discussão a partir de uma experiência uma problemática que as políticas educacionais tentam encontrar soluções, especialmente no ensino médio. O trabalho permitiu que na condição de estudante de graduação em Educação Física pudesse refletir minha iniciação na docência buscando identificar minhas potencialidades e fragilidades no sentido de abrir novos sentidos a minha atuação pedagógica no ensino médio no enfrentamento da evasão nas aulas deste componente curricular. O estudo tornou-se também instrumento de avaliação e reflexão sobre as aulas de Educação Física ministradas pelo próprio professor-pesquisador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Frequência escolar pt_BR
dc.subject Ações pedagógicas pt_BR
dc.title Educação Física, evasão e Ensino Médio: Inquietações e reflexões de um professor em formação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta