UEPB - Repositório Digital

Vivências de monitoria em estágio supervisionado: as dificuldades do professor de língua inglesa em contexto da Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Edson Costa
dc.date.accessioned 2016-06-20T16:26:52Z
dc.date.available 2016-06-20T16:26:52Z
dc.date.issued 2016-05-05
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10221
dc.description CRUZ, E.C. Vivências de monitoria em estágio supervisionado: as dificuldades do professor de língua inglesa em contexto da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo apresenta uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por um professor de Língua Inglesa frente aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observadas por um estagiário em momento de monitoria. Este trabalho, que tem suporte teórico em Pimenta e Lima (2011), Perrenoud (1999), Arroyo (2006), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino de Inglês, foi realizado em turmas do 2° e 3° anos do ensino médio EJA, e aborda os princípios teóricos do Estudo de Caso, inserindo-se no escopo da Linguística Aplicada, no viés da pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, visto que focaliza um determinado campo restrito, qual seja, a experiência de observação de um futuro professor em uma sala de aula de Língua Inglesa, realizada em turmas do ensino médio EJA no turno da noite de uma escola da rede Estadual de Ensino. Ao realizar este trabalho objetivamos analisar quais são as dificuldades enfrentadas por um professor de Língua Inglesa nesse contexto, e como elas afetam diretamente o desenvolvimento do trabalho do professor. Com o instrumento do estudo, conseguimos perceber que as dificuldades enfrentadas pelo professor de LI são inúmeras, bem como os desafios, mas que é possível transpassar tais dificuldades fazendo uso da formação continuada, visando encontrar estratégias de ensino que se adaptem às necessidades dos alunos no contexto da EJA e alternativas para as adversidades encontradas no dia a dia da profissão. Portanto, esse estudo contribuirá para uma reflexão do licenciando sobre a profissão que exercerá, além de permitir a ele perceber as dificuldades enfrentadas por um professor de LI em um contexto de uma escola pública na Educação de Jovens e Adultos, como elas podem ser vencidas e como elas afetam diretamente o desenvolvimento do trabalho desse profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Vivências de monitoria em estágio supervisionado: as dificuldades do professor de língua inglesa em contexto da Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta