UEPB - Repositório Digital

A influência do turista estrangeiro que visita o lajedo do Pai Mateus como motivação no aprendizado da língua inglesa – estudo de caso na comunidade Tapera em Cabaceiras – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Ribamar Alves de
dc.date.accessioned 2016-06-20T16:29:02Z
dc.date.available 2016-06-20T16:29:02Z
dc.date.issued 2016-05-03
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10226
dc.description FARIAS, R. A de. A influência do turista estrangeiro que visita o lajedo do Pai Mateus como motivação no aprendizado da língua inglesa – estudo de caso na comunidade Tapera em Cabaceiras – PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No que diz respeito à aprendizagem de língua estrangeira, a motivação proporciona grandes discussões na área dos estudos da Lingüística Aplicada, pois ela pode influenciar o comportamento e desempenho dos aprendizes. O presente trabalho consiste em análises qualitativas de um estudo de caso, e tem como foco principal identificar o que motiva a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira por parte de alguns estudantes que são moradores do Sítio Tapera pertencente ao município de Cabaceiras, localizado na microrregião do Cariri Oriental na mesorregião da Borborema, interior da Paraíba. Outro objetivo é verificar qual a influência específica do turista estrangeiro que visita o lajedo de Pai Mateus na motivação do aprendizado da língua inglesa por parte deles e se a influência por eles apresentadas também contribui para o aprendizado deles enquanto estudantes de Inglês. Sendo assim, utilizamos como suportes teóricos as contribuições sobre motivação e aprendizagem de línguas Gardner e Lambert (1972), Boruchovitch e Bzuneck (2009), Dwyer e Dwyer (1994), Camargo (2014), Noels (2001), Dalacorte (2000), Tomitch (2000), Crookes e Schimidt (1991), entre outros. Como instrumento de coleta de dados fizemos uso de questionários e entrevistas com os participantes. Ao final, concluímos que o turista estrangeiro que visita o Lajedo de Pai Mateus tem sido o fator determinante que impulsionou os participantes desta pesquisa a se motivarem em aprender a língua inglesa, e os cursos realizados pelo Sebrae no Pai Mateus teve grandes contribuições para que os participantes pudessem estudar de forma diferente de sala de aula as aulas as Inglês. Portanto, concluímos que a motivação extrínseca está presente na motivação destes participantes, contribuindo para um melhor desempenho e valorização da língua inglesa, mesmo a maioria deles almejando estudar o Inglês para conseguir um emprego no futuro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Hipólito de Sousa Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Turista estrangeiro pt_BR
dc.subject Lajedo de Pai Mateus pt_BR
dc.subject Sítio Tapera pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A influência do turista estrangeiro que visita o lajedo do Pai Mateus como motivação no aprendizado da língua inglesa – estudo de caso na comunidade Tapera em Cabaceiras – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta