dc.contributor.author |
Vieira, Vanuza Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-20T16:29:21Z |
|
dc.date.available |
2016-06-20T16:29:21Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227 |
|
dc.description |
VIEIRA, V. L. O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivamos neste trabalho faz uma reflexão sobre a prática de leitura e produção textual sob um olhar da vivência do Estágio Supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Raul Córdula, numa sala de aula do ensino médio. O estágio supervisionado é uma etapa indispensável na formação do futuro professor, pois é através da regência que o aluno-professor aprimora competências essenciais para o seu futuro desempenho docente. Dessa forma, indagamos: como o Estágio ajuda o aluno-estagiário na formação do professor de Língua Portuguesa? Qual é a melhor metodologia para trabalhar a leitura e a escrita numa sala de aula de ensino médio? A metodologia utilizada contribui para o processo ensino e aprendizagem? Neste trabalho, tentaremos responder essas e outras questões baseados nas literaturas que fundamentam tal estudo. Para isso, nos apoiamos em teóricos a exemplo de: Pimenta e Lima (2004), Almeida (2013), Soares, (1988), entre outros. Considerando que o estágio Supervisionado permite a confirmação das teorias estudadas com a prática da regência, entendemos que faz-se necessário que o professor-aluno investigue o contexto educativo na sua complexidade e reflita sobre a sua prática profissional e as práticas escolares, de modo a enfrentar os desafios e problemas que essas práticas apresentam e tentar resolvê-los através de um comportamento crítico-reflexivo ancorado nas teorias que dizem respeito ao processo ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Cleia Gurjão Carneiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.title |
O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |