UEPB - Repositório Digital

O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vieira, Vanuza Lopes
dc.date.accessioned 2016-06-20T16:29:21Z
dc.date.available 2016-06-20T16:29:21Z
dc.date.issued 2016-06-07
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227
dc.description VIEIRA, V. L. O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Objetivamos neste trabalho faz uma reflexão sobre a prática de leitura e produção textual sob um olhar da vivência do Estágio Supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Raul Córdula, numa sala de aula do ensino médio. O estágio supervisionado é uma etapa indispensável na formação do futuro professor, pois é através da regência que o aluno-professor aprimora competências essenciais para o seu futuro desempenho docente. Dessa forma, indagamos: como o Estágio ajuda o aluno-estagiário na formação do professor de Língua Portuguesa? Qual é a melhor metodologia para trabalhar a leitura e a escrita numa sala de aula de ensino médio? A metodologia utilizada contribui para o processo ensino e aprendizagem? Neste trabalho, tentaremos responder essas e outras questões baseados nas literaturas que fundamentam tal estudo. Para isso, nos apoiamos em teóricos a exemplo de: Pimenta e Lima (2004), Almeida (2013), Soares, (1988), entre outros. Considerando que o estágio Supervisionado permite a confirmação das teorias estudadas com a prática da regência, entendemos que faz-se necessário que o professor-aluno investigue o contexto educativo na sua complexidade e reflita sobre a sua prática profissional e as práticas escolares, de modo a enfrentar os desafios e problemas que essas práticas apresentam e tentar resolvê-los através de um comportamento crítico-reflexivo ancorado nas teorias que dizem respeito ao processo ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Cleia Gurjão Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta