Resumo:
A sociedade vem sendo marcada pelo desenvolvimento das tecnologias comunicativas e, em
meio a este processo de globalização social e virtual, a internet e as redes sociais têm se tornado
um importante veículo de informação e comunicação. Este fato corrobora para que as atividades
textuais adentrem no cotidiano das pessoas com maior facilidade, haja vista que a leitura e a
escrita são uma das principais fontes que viabilizam a comunicação entre os indivíduos no
espaço virtual. Mediante o exposto, mostra-se relevante a elaboração de uma pesquisa que
atente para a influência da internet na grafia da língua portuguesa, e que promova reflexões
sobre a pertinência da escola e do professor diante da relação que as redes sociais estabelecem
com o desenvolvimento textual do sujeito. Visto isso, tivemos como objetivo geral, analisar a
influência das redes sociais na linguagem, sobretudo na popularização do ato da leitura e da
escrita. Para tanto, buscou-se especificamente: investigar a funcionalidade do Internetês
(linguagem da internet) na comunicação virtual; analisar como as redes sociais podem contribuir
na formação do sujeito letrado e verificar como as redes sociais contribuem para dar novos
enfoques ao ensino de leitura e escrita. A presente pesquisa teve como corpus de análise,
professores de Língua Portuguesa e usuários das redes sociais. Assim, a metodológica baseou-se
na elaboração de um questionário semiestruturado com quatro perguntas abertas, que foram
direcionadas a três professores de Língua Portuguesa, atuantes no ensino Fundamental II e
Médio. As análises das respostas dadas pelos docentes foram feitas conjuntamente com a
exposição e discussão de postagens selecionadas nas redes sociais (Facebbok e Whatsapp).
Assim, foi possível fazer um levantamento dos dados, a fim de compreender as opiniões,
comportamentos e expectativas de determinados grupos em relação à realidade que os cercam.
O referencial teórico está fundamentado nas contribuições Bakhtin de (1986), Vygotsky (1984),
Langacker (1972), Antunes (2009), Garcez (2002); Almeida, (2013); Koch (2002), Soares
(1998/2004), Xavier (2004), Marcuschi (2004), Possenti, (2006) os PCNs (2000) entre outros.
Descrição:
SILVA, A. J da C. Leitura e escrita nas redes sociais: olhares docentes sobre o uso da linguagem virtual. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.