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O gênero capa de revista apresenta os acontecimentos polêmicos, expressando seus julgamentos e marcando a posição dos sujeitos discursivos através do uso de elementos linguísticos e imagéticos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa propõe lançar um olhar sobre os enunciados imagéticos veiculados nas capas de revista referentes à atuação da presidenta Dilma no panorama político recente, dentro do quadro de funcionamento discursivo das imagens, sob o olhar da noção da intericonicidade, postulada por Courtine (2011), à luz da Análise do Discurso, de vertente pecheutiana. Com relação ao método de análise discursiva, de cunho qualitativo, foram selecionadas duas capas da revista Veja, pelo valor imagético e uma capa da revista Carta Capital, pela histórica oposição à revista Veja. Na materialidade da linguagem visual, analisam-se as relações dialógicas que se estabelecem entre enunciador e leitor dentro de um contexto sócio-histórico. A leitura crítica das capas pode auxiliar no trabalho pedagógico de interpretação da linguagem verbo-visual. Neste sentido, o estudo pretende identificar os sujeitos e confrontar os discursos presentes nas capas da Veja e Carta Capital. Portanto, diante do estudo feito com as concepções pertencentes ao campo teórico da Análise do Discurso, particularmente com o conceito de intericonicidade, pode-se assegurar que as imagens dialogam dentro de uma memória discursiva, na qual reconstroem discursos já ditos. |
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