Resumo:
O Brasil herdou o modelo historicista de ensino de ELE, que tratava a língua como um
agrupamento de conteúdos e regras para memorizar; a palavra que definia a língua espanhola
para os alunos era gramática e a finalidade de aprendê-la era saber estruturas e léxico. Ainda
que o modelo tenha se voltado a uma visão funcionalista, comunicativa e integral, a escola
segue com esta antiga visão de ELE, centrada nas estruturas gramaticais e na tradução e inclui
textos com questões interpretativas para preparar os estudantes para o exame que dá acesso a
universidade (ENEM), o que conduz o estudante a que não reflita sobre o sentido de um texto
e se limite a decodificar e não compreender. As aulas divididas por área, a visão da língua
como um conjunto de regras e da literatura como pretexto gramatical ou léxico representa a
imagem que tem os alunos sobre a aprendizagem de língua espanhola. Este trabalho busca
propor novas possibilidades de abordar o idioma a partir do encontro entre a literatura e o
estudo da língua, com a finalidade de despertar o interesse do aluno por espanhol. Deste
modo, proporemos a dramatização como ferramenta conectiva que permite trabalhar a língua
desde uma perspectiva ampla e que engloba o desenvolvimento das destrezas exigidas para
que o aluno seja considerado competente na língua meta (ler, escutar, falar e escrever), a
compreensão de outros gêneros (narrativo - conto e lírico- poema) e o desenvolvimento das
competências comunicativa, literária e intercultural. Também, a dramatização contribui com o
próprio crescimento pessoal do aluno, já que leva sua realidade à sala de aula através de uma
adaptação teatralizada, incentivando a busca pelo idioma além das quatro paredes. Assim, nos
baseamos em Camille Ambassa (2006), Vanessa Hidalgo Martín (2011), Antonie Compagnon
(2009), Antonio Mendonza Filola (2008), entre outros, com os que discutiremos a
fragmentação do idioma em língua e literatura, unindo-as em prol da formação integral dos
estudantes, e também revisaremos as diretrizes dos PCN (2000), OCEM (2006) y MCER
(2002).
Descrição:
Santana, S. S. A. de. Lengua y literatura en clases de ELE a partir de la dramatización. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.