Resumo:
Este estudo é de cunho qualitativo e buscou analisar como ocorre o Processo de Ensino Aprendizagem da Alfabetização, onde tomamos como base teórica a perspectiva Vigotskiana. O procedimento de pesquisa utilizado foi um estudo de caso realizado na turma de alfabetização da Escola Municipal Dezenove de Março. A prática pedagógica é de suma importância e precisa ser repensada pelo professor, pois é ele quem participa ativamente, proporcionando o processo dialógico entre a compreensão do aluno e a realidade. Dessa forma, a teoria Histórico-Cultural de Vigotski possibilita a compreensão do desenvolvimento da criança pela aprendizagem na interação com seu meio social, bem como com a instituição social escolar que proporcionou o Processo de Ensino Aprendizagem intencional do conhecimento científico por meio do contato do professor mediador com seu aluno. Os principais teóricos neste trabalho foram: VYGOTSKI (1991), PIAGET (1994), FONTANA (1997). Utilizamos para análise um questionário feito com a docente da alfabetização e a observação com registro da prática pedagógica de seis dias de aula. Por fim, através desta pesquisa constatamos a necessidade do aluno ter um agente mediador, contribuindo para sua aprendizagem e desenvolvimento, proporcionando-lhe se inserir como cidadão nas práticas social e historicamente construídas, vigentes na sociedade
Descrição:
BORGES, A. Q. C. O processo de ensino e aprendizagem numa turma de alfabetização. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.