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O presente artigo tem como tema “A importância do desenho como instrumento pedagógico para o desenvolvimento cognitivo da criança da educação infantil.” Trata-se de um estudo de natureza descritiva e analítica, de abordagem quanti-qualitativa, em que se buscou pesquisar sobre o uso do desenho em sala de aula da Educação Infantil, além de perceber como as professoras interpretam os desenhos do seus alunos. O estudo foi fundamentando em autores como Moreira (2011), Oliveira (2010), Vygotsky (1991), Naulle (1949), Cognet (2004) e Leite (2002). O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário aberto, aplicado em duas creches municipais da cidade de Campina Grande - PB. Através dos resultados, observamos que, em sua maioria, as docentes reconhecem a importância do desenho para o desenvolvimento cognitivo da criança, porém, esse é um recurso pouco usado no processo ensino de algumas professoras. A pesquisa teve como enfoque a educação infantil, fase escolar em que a criança está a todo momento descobrindo e desenvolvendo suas capacidades motoras, emocionas e sociais. Nesse período, o desenho se apresenta como um forte aliado para que a criança possa expor o que internalizou, a partir de sua vivência no meio no qual está inserida, além de ajudá-la a organizar seus pensamentos e expressar tudo o que sente, precedendo uma linguagem verbal, a saber, a fala, que ainda não é fluente. |
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