dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as relações que as crianças estabelecem com programas que veem na TV, especificamente, com a telenovela Carrossel. Nosso texto divide-se em três partes: na primeira, abordamos a relevância do uso imagético na sociedade contemporânea, tratando sobre os reflexos que a imagem produz no cotidiano das pessoas na atualidade. Na segunda, discutimos acerca das contribuições da imagem midiática para a Educação, no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças, perpassando pelo uso da imagem televisiva na escola, enfatizando o uso da mídia como um recurso didático em sala de aula. E na terceira parte, anunciamos os primeiros passos da pesquisa em andamento, como também a segunda parte, seguida por sua conclusão. Realizamos observações e conversas informais com educadores e alunos de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande-PB, no intuito de levantar dados para analisar o quanto à mídia televisiva tem influenciado, principalmente, através das novelas infantis e infanto-juvenis no comportamento e atitudes das crianças. Para tal, trabalharemos com metodologia qualitativa, que busca a significação de atitudes e comportamentos. Viabilizamos esse trabalho a partir do levantamento bibliográfico e observações, fundamentandonossoestudo nas contribuições teóricas de autores como:OROFINO (2005); OROZCO (2003); CARLOS (2002).COSTA (2005);MARTÍN-BARBERO (2009); entre outros.Percebemos que as crianças imitam atitudes e comportamentos de personagens de programas televisivos, e que estes exercem influências significativas na vida das crianças. |
pt_BR |