UEPB - Repositório Digital

A influência da mídia televisiva no comportamento infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Lidiane Larissa Barbosa
dc.date.accessioned 2016-06-29T15:12:30Z
dc.date.available 2016-06-29T15:12:30Z
dc.date.issued 2016-04-08
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10254
dc.description RIBEIRO, L. L. B. A influência da mídia televisiva no comportamento infantil. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as relações que as crianças estabelecem com programas que veem na TV, especificamente, com a telenovela Carrossel. Nosso texto divide-se em três partes: na primeira, abordamos a relevância do uso imagético na sociedade contemporânea, tratando sobre os reflexos que a imagem produz no cotidiano das pessoas na atualidade. Na segunda, discutimos acerca das contribuições da imagem midiática para a Educação, no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças, perpassando pelo uso da imagem televisiva na escola, enfatizando o uso da mídia como um recurso didático em sala de aula. E na terceira parte, anunciamos os primeiros passos da pesquisa em andamento, como também a segunda parte, seguida por sua conclusão. Realizamos observações e conversas informais com educadores e alunos de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande-PB, no intuito de levantar dados para analisar o quanto à mídia televisiva tem influenciado, principalmente, através das novelas infantis e infanto-juvenis no comportamento e atitudes das crianças. Para tal, trabalharemos com metodologia qualitativa, que busca a significação de atitudes e comportamentos. Viabilizamos esse trabalho a partir do levantamento bibliográfico e observações, fundamentandonossoestudo nas contribuições teóricas de autores como:OROFINO (2005); OROZCO (2003); CARLOS (2002).COSTA (2005);MARTÍN-BARBERO (2009); entre outros.Percebemos que as crianças imitam atitudes e comportamentos de personagens de programas televisivos, e que estes exercem influências significativas na vida das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria do Rosário Gomes Germano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Imagem midiática pt_BR
dc.subject Televisão pt_BR
dc.subject Comportamento infantil pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.title A influência da mídia televisiva no comportamento infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta