UEPB - Repositório Digital

O trabalho com a música no ciclo de alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Juliana Geronimo Batista
dc.date.accessioned 2016-06-29T15:12:54Z
dc.date.available 2016-06-29T15:12:54Z
dc.date.issued 2016-05-24
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10255
dc.description DINIZ, J. G. B. O trabalho com a música no ciclo de alfabetização. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo verificar se a música é trabalhada e como vem sendo desenvolvido esse trabalho por três professores do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) de uma escola municipal de Campina Grande, fazendo-se uma reflexão sobre esta prática. Para isto recorremos à aplicação de um questionário com perguntas que nos possibilitasse coletar informações. A análise foi fundamentada em trabalhos de autores como LOUREIRO (2010, 2003), PENNA (2014), ARAÚJO (2011), ARAPIRACA (2011), dentre outros, que discutem a questão do uso de textos no processo de aquisição da língua escrita, com foco maior no trabalho com a música. Muitos estudos revelam que é através das práticas de vivencias diárias com músicas e textos de tradição oral nas situações de ensino que a criança vai mesclando expressão de sentimentos, ideias, valores culturais, aperfeiçoando assim sua comunicação com o meio em que vive e aprendendo a ler e escrever. A análise das respostas dos professores nos permitiu concluir que eles entendem o valor de se trabalhar com a música para desenvolver a leitura e escrita, mas não apresentam muita clareza em suas respostas de como é desenvolvido o trabalho. Talvez não souberam explicar mesmo o que fazem ou as questões que propomos não favoreceram que eles fossem além do que responderam. Percebemos, portanto, que só uma apreciação mais aprofundada de suas práticas em sala de aula nos teria fornecido mais elementos para que pudéssemos analisar melhor se eles utilizam a música como recurso para o ensino da leitura e escrita e como se dá esta prática. É importante ressaltar que acreditamos que a música, pode e deve estar sempre presente em sala de aula, como ferramenta para potencializar o aspecto criativo, critico perceptivo, integrativo de nossos alunos, oferecendo aos mesmos a oportunidade de desenvolver as quatro habilidades da língua: ouvir, falar, ler e escrever. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Professora Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title O trabalho com a música no ciclo de alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta