Resumo:
O presente artigo intitulado Concepções de Professores da Educação Infantil de Escolas Públicas de Cubati sobre a Inclusão de crianças com Síndrome de Down tem por objetivo analisar a concepção de professores da Educação Infantil de escolas públicas de Cubati/PB sobre a inclusão de crianças com síndrome de Down. Para tanto, traçamos uma trajetória histórica e conceitual da Sindrome de Down e situamos o percurso histórico e da legislação que fundamentam a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. As bases teóricas do presente estudo tomam como referência as contribuições dos autores Canivez (1991), Pacheco e Alves (2007), Nogueira (2008), Araújo (2010), Fátima Alves (2011) e dos marcos legais CF (1988), LDBEN (1996) e RCNEI (1998). O estudo investigativo é resultado de uma pesquisa qualitativa, de tipo pesquisa de campo, na qual o pesquisador vai ao encontro dos sujeitos prefessores, utilizando como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários a professoras de ensino fundamental do ensino regular do município de Cubati/PB. Os resultados apontam para uma concepção simplista e limitadora destas professoras quanto ao direito de inclusão de crianças com síndrome de Down no espaço escolar.
Descrição:
PEREIRA, G de L. Concepções dos professores da educação infantil de escolas públicas de Cubati sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.