UEPB - Repositório Digital

A escolarização da leitura literária no ensino médio e a importância na formação do leitor: estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Tatiana Andrade
dc.date.accessioned 2016-06-29T15:16:01Z
dc.date.available 2016-06-29T15:16:01Z
dc.date.issued 2016-05-19
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10259
dc.description AZEVEDO, T. A. A escolarização da leitura literária no ensino médio e a importância na formação do leitor: estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Nova Floresta, na Paraíba. A pesquisa teve como objetivo principal investigar a maneira como a literatura vem sendo trabalhada na sala de aula. Para tanto, aplicou-se um questionário composto de cinco questões com os discentes a fim de coletar informações de como o ensino de literatura vem sendo realizado no Ensino Médio, e se a abordagem do texto literário na sala de aula tem despertado o interesse e o gosto pela leitura. Para embasarmos as reflexões sobre as questões abordadas, recorremos às contribuições de estudiosos como Aguiar (2006), Klaiman (1995, 2003), Lajolo (1996), Cosson (2009), dentre outros. Os resultados revelaram, dentre outros aspectos, que o livro didático continua sendo o objeto central do trabalho com a literatura; o estudo continua baseado em uma proposta preocupada com os Estilos de época (data, nome de autores); são priorizados autores e obras canônicas, abordadas a partir das propostas dos livros didáticos e os alunos não se sentem motivados para ler os textos trabalhados na escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ana Lúcia Maria de Sousa Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.title A escolarização da leitura literária no ensino médio e a importância na formação do leitor: estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta