UEPB - Repositório Digital

Atividades de pré-leitura em livros didáticos de língua inglesa: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Ezequiel Neves de
dc.date.accessioned 2016-06-30T23:03:45Z
dc.date.available 2016-06-30T23:03:45Z
dc.date.issued 2016-05-03
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10292
dc.description LIMA, E. N de, Atividades de pré-leitura em livros didáticos de língua inglesa: um estudo de caso. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Ler e compreender textos em Língua Estrangeira tem sido o principal foco no ensino das escolas regulares no Brasil e as atividades de leitura desenvolvidas por muitos livros didáticos nem sempre são suficientes para o trabalho do professor e isso se evidencia na prática em sala de aula. O que se observa é que o aluno-leitor se sente com dificuldades de compreender o texto pela quantidade de vocabulário de baixa frequência para sua compreensão. Por esse motivo desenvolvemos nosso trabalho baseado nessas atividades de leitura que estes livros trazem especificamente nas atividades de pré-leitura, no ensino médio, apontando alguns problemas e mostrando algumas soluções no que diz respeito ao ensino do vocabulário no momento da pré-leitura. Para isso analisamos o material didático Upgrade Your English, da editora Richmond (2009), utilizado por alunos do ensino médio público e privado. Nossa análise foi baseada nas definições de leitura por teóricos como Leffa (1996), Silva (2011), Almeida (2013), Rangel (2005), Cavallari (2013), Gough (1972), Kleiman (2007) entre outros. Percebeu-se que o livro didático citado segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil, 2000) no que diz respeito ao uso de textos que auxiliem na formação de um leitor crítico e participativo. Foram retirados do material didático alguns exemplos de atividades de pré-leitura usadas nos capítulos 1 e 9 por se tratarem do início dos 1º e 2º anos do ensino médio. Podemos perceber que essas atividades de pré-leitura não abordam o vocabulário do texto que será visto. A partir de então foram sugeridas atividades complementares de pré-leitura baseadas no vocabulário do texto a ser lido. Concluímos que a falta de atividades voltadas para o ensino de vocabulário no momento da pré-leitura é um problema para o aluno-leitor e que as atividades extras que desenvolvemos como sugestões podem contribuir para a compreensão do texto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject leitura pt_BR
dc.subject Ensino de vocabulário pt_BR
dc.subject Pré-leitura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Atividades de pré-leitura em livros didáticos de língua inglesa: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta