UEPB - Repositório Digital

Prática pedagógica docente e a leitura em sala de aula dos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Luciana Quintino de
dc.date.accessioned 2016-06-30T23:04:42Z
dc.date.available 2016-06-30T23:04:42Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10294
dc.description QUEIROZ, L. Q de. Prática pedagógica docente e a leitura em sala de aula dos anos iniciais. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetivou analisar como, no cotidiano de sala de aula, a professora de uma escola pública em Campina Grande trabalha em sua ação pedagógica a prática de leitura dos alunos no ensino fundamental I. Pretendemos ainda discutir sobre a formação do professor e a prática pedagógica, enfatizando o papel da leitura no contexto da sala de aula; refletir sobre a leitura e os desafios de trabalhar a prática leitora com alunos do fundamental I e analisar como a professora dos anos iniciais lida com a leitura, com alunos de uma escola pública campinense. Como procedimento metodológico, foi realizado uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, utilizando-se de um questionário realizado com a professora da turma do 2º ano dos anos iniciais. Como referencial teórico, trabalhamos a partir das obras de autores como Libâneo (1994), Sônia Kramer (2001), Candau (2014), Dóris Bolzan (2002), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). O processo de leitura nos anos iniciais deve se iniciar com a conscientização da criança para entender por que ela precisar ler e para que ler. Exemplo disto é promover atividades de leitura através de diversos gêneros textuais, pois a criança entenderá que necessita da leitura constantemente no seu cotidiano. Conclui-se com a percepção de que existe, sim, a possibilidade de trabalhar com a leitura de uma forma diferenciada e prazerosa quando o professor oferece um suporte no auxílio à leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Prática pedagógica docente e a leitura em sala de aula dos anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta