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Os brinquedos e brincadeiras fazem parte da vida das crianças desde as antigas sociedades e estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança. Para entendermos como se deu esse processo histórico, analisamos as infâncias atuais e as infâncias das pessoas idosas. O objetivo geral deste estudo é compreender o papel educativo de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais de uma escola pública de Boqueirão-PB e a perspectiva de idosos sobre esta arte em suas infâncias. Nossa proposta é mostrar a importância do ato de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras, fazendo o intercâmbio entre os sentidos de infância hoje e como a infância era interpretada no passado, através do olhar de pessoas idosas e suas narrativas em relação à infância. Como referencial teórico, baseamo-nos na obra de Ariés (1981) e Stearns (2006) para falar de infância e em Vygotsky (1994) e Queiroz (2006) para enfocar o desenvolvimento da aprendizagem. Nossa abordagem metodológica é centrada numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com alunos e alunas do ensino fundamental I de uma escola pública de Boqueirão-PB e com idosos moradores da mesma cidade. Foram aplicados questionários com os alunos e entrevistas com os idosos no sentido de compreender as percepções de cada um sobre o tema em questão. Com essa pesquisa, foi possível compreender que os brinquedos e as brincadeiras educam tanto nas infâncias passadas como nas atuais, pois, através deles, as crianças desenvolvem habilidades, valores, conhecimentos e o mais importante: aprendem a viver em sociedade. Por isso, este trabalho foi de grande valia para a educação, porquanto ele contribuiu para firmar a concepção de que brinquedos e brincadeiras são importantes para a educação da criança em casa e na escola. |
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