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Brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais: uma perspectiva intergeracional

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dc.contributor.author Mata, Luana da
dc.date.accessioned 2016-06-30T23:05:58Z
dc.date.available 2016-06-30T23:05:58Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10297
dc.description MATA, L da. Brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais: uma perspectiva intergeracional. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os brinquedos e brincadeiras fazem parte da vida das crianças desde as antigas sociedades e estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança. Para entendermos como se deu esse processo histórico, analisamos as infâncias atuais e as infâncias das pessoas idosas. O objetivo geral deste estudo é compreender o papel educativo de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais de uma escola pública de Boqueirão-PB e a perspectiva de idosos sobre esta arte em suas infâncias. Nossa proposta é mostrar a importância do ato de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras, fazendo o intercâmbio entre os sentidos de infância hoje e como a infância era interpretada no passado, através do olhar de pessoas idosas e suas narrativas em relação à infância. Como referencial teórico, baseamo-nos na obra de Ariés (1981) e Stearns (2006) para falar de infância e em Vygotsky (1994) e Queiroz (2006) para enfocar o desenvolvimento da aprendizagem. Nossa abordagem metodológica é centrada numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com alunos e alunas do ensino fundamental I de uma escola pública de Boqueirão-PB e com idosos moradores da mesma cidade. Foram aplicados questionários com os alunos e entrevistas com os idosos no sentido de compreender as percepções de cada um sobre o tema em questão. Com essa pesquisa, foi possível compreender que os brinquedos e as brincadeiras educam tanto nas infâncias passadas como nas atuais, pois, através deles, as crianças desenvolvem habilidades, valores, conhecimentos e o mais importante: aprendem a viver em sociedade. Por isso, este trabalho foi de grande valia para a educação, porquanto ele contribuiu para firmar a concepção de que brinquedos e brincadeiras são importantes para a educação da criança em casa e na escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brinquedo pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title Brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais: uma perspectiva intergeracional pt_BR
dc.type Other pt_BR


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