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Desenvolvimento do discurso narrativo de crianças de três anos de idade a partir do reconto de história

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dc.contributor.author Cavalcanti, Márcia da Silva
dc.date.accessioned 2016-06-30T23:06:31Z
dc.date.available 2016-06-30T23:06:31Z
dc.date.issued 2016-06-22
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10298
dc.description CAVALCANTI, M da S. Desenvolvimento do discurso narrativo de crianças de três anos de idade a partir do reconto de história. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é um estudo sobre o desenvolvimento do discurso narrativo de crianças, cujo objetivo é observar os recursos discursivos utilizados por elas no processo de construção de narrativas em situações de reconto de histórias. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo observação participativa. O estudo foi realizado em uma Creche Municipal localizada no município de Campina Grande-PB, especificamente em uma turma do Maternal II, tendo como sujeitos 2 (duas) crianças de 3 (três anos) de idade. Os dados foram coletados durante uma semana especificamente na sala de leitura. Utilizamos como instrumentos para obtenção dos dados as gravações em câmera de vídeo. Para efeito de análise nos apoiamos nos estudos de François (1996), Perroni (1992) e Labov (1972). Os resultados do nosso estudo apontaram que a criança tem uma forma específica de narrar, o que nos faz entender que não há uma estrutura fixa de narrativa. Ademais, percebe-se que nesse processo do discurso narrativo, a criança narra num movimento que entrelaça vários recursos discursivos, como colagem, apoio no presente, combinação livre, imprevisibilidade, criatividade, dentre outros. Evidenciamos, ainda, a importância do adulto/interlocutor nesse processo, uma vez que a criança em situação de interação avança no desenvolvimento narrativo. Nesse sentido, incentivar, desde cedo, à criança realizar o reconto de estórias possibilita que ela desenvolva cada vez mais a sua oralidade e, consequentemente, o discurso narrativo. Diante disso, ressaltamos a importância deste estudo, haja vista que conhecer as fases que a criança passa em relação ao discurso narrativo é crucial para que os profissionais da Educação Infantil possam definir suas estratégias de intervenção e, eficientemente, conduzir o processo de desenvolvimento da oralidade da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Discurso narrativo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Reconto de história pt_BR
dc.title Desenvolvimento do discurso narrativo de crianças de três anos de idade a partir do reconto de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


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