UEPB - Repositório Digital

A prática docente de professores na educação do campo: desafios e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Nazaré Soares de
dc.date.accessioned 2016-07-05T23:25:32Z
dc.date.available 2016-07-05T23:25:32Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.other 370.11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10366
dc.description OLIVEIRA, N. S de. A prática docente de professores na educação do campo: desafios e perspectivas. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado: “A prática docente de professoras na educação do campo: desafios e perspectivas” têm como objetivo geral problematizar a trajetória docente de professoras que atuam na educação do campo nos anos iniciais, no sentido de entender seus dilemas, perspectivas e desafios frente às questões referentes à formação continuada, a prática pedagógica, o ser mulher na educação, que norteiam o saber docente nas escolas do campo, bem como, indagar e tentar compreender os diversos problemas enfrentados pelas professoras que trabalham nas escolas do campo. Para a construção da base teórica contamos como o apoio dos estudiosos, Arroyo (2007); Neto (2009); Rosa (2011), entre outros que discutem as questões referentes à educação do campo e a ação docente, pesquisamos vários autores para fundamentar o trabalho de maneira interativa, coerente com a realidade pesquisada e também utilizamos os documentos oficiais como a LDB, DCN, PNE, que regulamentam a educação do campo. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa explorada através do estudo de caso. Realizamos a pesquisa em duas escolas públicas: E.M. E. F. Severino Teixeira de Brito Lyra e o Grupo Escolar Pedro Honório, ambas localizadas na área rural do município Areia – PB. A entrevista e o questionário foram os instrumentos utilizados na pesquisa com as professoras que trabalham nas referidas instituições do campo. Enfim, as escolas do campo pesquisadas têm uma realidade que preocupante, principalmente por falta de infraestrutura e da construção de um projeto político pedagógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A prática docente de professores na educação do campo: desafios e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta