dc.contributor.author |
Ribeiro, Larissa Lucena |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-05T23:43:18Z |
|
dc.date.available |
2016-07-05T23:43:18Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 418.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10379 |
|
dc.description |
RIBEIRO, L. L. Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante da falta de interesse dos alunos pela leitura, bem como das dificuldades
encontradas em relação à compreensão e interpretação dos mais variados textos
que circulam socialmente, entendemos o gênero textual charge como uma
alternativa de leitura atrativa aos alunos. Pelo uso da linguagem verbal associada a
imagem e pela crítica não revelada de maneira explícita. Alguns livros didáticos de
português a partir das sugestões de leitura pelos PCNs acerca do estudo das
charges em sala de aula como um texto que promove a reflexão crítica, optaram por
incluí-las em seus volumes. Desta forma, indagamos se estes livros contemplam os
fatores de coerência implicados na construção de sentido das charges. Sendo
assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem que é dada ao
gênero em questão na coleção do livro didático de português do ensino médio,
“Vozes do mundo” (2013), e como objetivo específico mostrar que no trabalho de
compreensão e interpretação da charge cumpre-se necessário considerar os fatores
de coerência para que o gênero em questão realize com eficácia sua intenção
sociocomunicativa. A partir da análise percebemos que embora as atividades
propostas sejam significativas, elas precisam ser aprofundadas a partir dos fatores
de coerência, que entendemos de grande relevância para a construção de sentido
do gênero. Para tanto, nos baseamos nas teorias de Beaugrand e Dressler (apud
COSTA VAL, 1991) e Koch e Travaglia (1993). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Amasile Coelho L. da C. Sousa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Charge |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores de coerência |
pt_BR |
dc.title |
Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |