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Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge

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dc.contributor.author Ribeiro, Larissa Lucena
dc.date.accessioned 2016-07-05T23:43:18Z
dc.date.available 2016-07-05T23:43:18Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.other CDD 418.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10379
dc.description RIBEIRO, L. L. Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Diante da falta de interesse dos alunos pela leitura, bem como das dificuldades encontradas em relação à compreensão e interpretação dos mais variados textos que circulam socialmente, entendemos o gênero textual charge como uma alternativa de leitura atrativa aos alunos. Pelo uso da linguagem verbal associada a imagem e pela crítica não revelada de maneira explícita. Alguns livros didáticos de português a partir das sugestões de leitura pelos PCNs acerca do estudo das charges em sala de aula como um texto que promove a reflexão crítica, optaram por incluí-las em seus volumes. Desta forma, indagamos se estes livros contemplam os fatores de coerência implicados na construção de sentido das charges. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem que é dada ao gênero em questão na coleção do livro didático de português do ensino médio, “Vozes do mundo” (2013), e como objetivo específico mostrar que no trabalho de compreensão e interpretação da charge cumpre-se necessário considerar os fatores de coerência para que o gênero em questão realize com eficácia sua intenção sociocomunicativa. A partir da análise percebemos que embora as atividades propostas sejam significativas, elas precisam ser aprofundadas a partir dos fatores de coerência, que entendemos de grande relevância para a construção de sentido do gênero. Para tanto, nos baseamos nas teorias de Beaugrand e Dressler (apud COSTA VAL, 1991) e Koch e Travaglia (1993). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Amasile Coelho L. da C. Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Fatores de coerência pt_BR
dc.title Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge pt_BR
dc.type Other pt_BR


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