Resumo:
A ação das novas mídias, as formas de produção, circulação e consumo de informação tem sido tão grande a ponto de reconfigurar a vida e a geração de conhecimento dos indivíduos? Este artigo parte da premissa de que a educação, as identidades e as culturas são espaços antropológicos que se veem afetados pela conexão da sociedade com a internet. Nessa perspectiva, a proposta do estudo é examinar, através da metodologia do grupo focal, a ação dos vídeos tutoriais no Youtube a fim de verificar se essas plataformas de comunicação favorecem a produção de conhecimento gerando algum tipo de saber. Com o propósito de investigar esse contexto, o artigo apresenta um breve histórico sobre a trajetória desse site e as características que identificam um vídeo tutorial. Entre os resultados, constatou-se que o Youtube tem se tornando importante na tentativa de criar espaços de aprendizagem mais ricos em diversos âmbitos, tanto nas situações presenciais ou à distância, produzindo conteúdos expressivos para seus seguidores ou usuários aleatórios.
Descrição:
GONÇALVES, R. P. Saber na tela: possibilidades educativas do youtube. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]