Resumo:
Numa época não muito longínqua, a televisão brasileira exibia na sua programação diária vasta diversidade de programas infantis, o que proporcionava as crianças momentos de lazer e às suas famílias a comodidade de ter uma ―babá eletrônica‖ dentro de suas casas. Com o tempo e a queda do ―merchandising‖ a programação dedicada ao público infantil foi diminuindo, até chegar a sua extinção, em agosto de 2015. Este trabalho tem o objetivo de analisar os possíveis motivos da extinção dessa programação na TV Globo, emissora que, desde seu início, teve uma gama diversidade de programas infantis. Foram destacados alguns aspectos da programação infantil na trama histórica da TV GLOBO e levantadas algumas hipóteses sobre como se deu tal processo de extinção. Através de pesquisa bibliográfica, foram analisados alguns dos principais programas que marcaram época e fizeram história sob a ótica da TV brasileira. Foi possível evidenciar que mercadologicamente, existem algumas diferenças entre os primórdios da emissora e o cenário atual, dado seu desenvolvimento através dos anos. A programação infantil na TV aberta declinou com o surgimento da TV a cabo, que inovou, empreendeu e conquistou o público infantil. Transmitiu maior segurança aos pais, com a possibilidade de controle sobre a escolha do melhor programa para os filhos.
Descrição:
RODRIGUES, N. C. L. O espaço das crianças na tv aberta: o caso da Rede Globo no contexto mercadológico. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]