Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado da Experiência de Estágio Supervisionado desenvolvido na área da Educação, na escola da rede municipal de ensino Rivanildo Sandro Arco Verde, situada na cidade de Campina Grande (PB). O presente trabalho ressaltando a dimensão educativa da profissão nesse campo, objetiva fornecer novas propostas às abordagens de intervenção para o cotidiano profissional, através do relato da experiência interventiva mediante o desenvolvimento do Projeto Ética na Escola. Este possuiu como objetivo principal, desenvolver ações artísticas que envolvessem o ensino/aprendizagem da ética propondo intervir no déficit de aprendizagem e no índice de violência entre os alunos, aproximando este debate também do corpo docente e a equipe técnica e multiprofissional da instituição. Assim buscamos estimular a reflexão e o pensamento crítico de todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem da comunidade escolar. Realizamos o resgate histórico da gênese à contemporaneidade da educação e o processo de inserção da profissão nesse setor, a fim de proporcionar a discussão da ética, moral e a busca pela construção de novos valores. Nesse sentido, salientamos a importância do trabalho com grupos, e as propostas norteadoras da profissão como o código de ética e o projeto ético político, que estão relacionados diretamente com a teoria/prática do Serviço Social. Por fim consideramos a intervenção realizada mediante o projeto Ética na escola de extrema relevância, pois além de se configurar como algo inovador fornecer novos horizontes para os profissionais inseridos nesse campo e em outros quanto à formulação de projetos e ações interventivas.
Descrição:
LUCENA, K. A. C. de. A dimensão educativa do Serviço Social na educação: a arte e a música como instrumentos para construção da ética e de novos valores. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]