UEPB - Repositório Digital

A dimensão educativa do Serviço Social na educação: a arte e a música como instrumentos para construção da ética e de novos valores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Kelven Allisson Costa de
dc.date.accessioned 2016-07-06T21:01:32Z
dc.date.available 2016-07-06T21:01:32Z
dc.date.issued 2016-05-23
dc.identifier.other CDD 361.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10387
dc.description LUCENA, K. A. C. de. A dimensão educativa do Serviço Social na educação: a arte e a música como instrumentos para construção da ética e de novos valores. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado da Experiência de Estágio Supervisionado desenvolvido na área da Educação, na escola da rede municipal de ensino Rivanildo Sandro Arco Verde, situada na cidade de Campina Grande (PB). O presente trabalho ressaltando a dimensão educativa da profissão nesse campo, objetiva fornecer novas propostas às abordagens de intervenção para o cotidiano profissional, através do relato da experiência interventiva mediante o desenvolvimento do Projeto Ética na Escola. Este possuiu como objetivo principal, desenvolver ações artísticas que envolvessem o ensino/aprendizagem da ética propondo intervir no déficit de aprendizagem e no índice de violência entre os alunos, aproximando este debate também do corpo docente e a equipe técnica e multiprofissional da instituição. Assim buscamos estimular a reflexão e o pensamento crítico de todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem da comunidade escolar. Realizamos o resgate histórico da gênese à contemporaneidade da educação e o processo de inserção da profissão nesse setor, a fim de proporcionar a discussão da ética, moral e a busca pela construção de novos valores. Nesse sentido, salientamos a importância do trabalho com grupos, e as propostas norteadoras da profissão como o código de ética e o projeto ético político, que estão relacionados diretamente com a teoria/prática do Serviço Social. Por fim consideramos a intervenção realizada mediante o projeto Ética na escola de extrema relevância, pois além de se configurar como algo inovador fornecer novos horizontes para os profissionais inseridos nesse campo e em outros quanto à formulação de projetos e ações interventivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Marilia Tomaz de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Serviço social pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Dimensão educativa pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject Intervenção pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title A dimensão educativa do Serviço Social na educação: a arte e a música como instrumentos para construção da ética e de novos valores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta