Resumo:
No presente trabalho o objetivo geral foi investigar o perfil dos professores que
lecionam física nas escolas básicas no município de Monteir o – PB. A motivação para
este estudo surgiu a partir de reflexões sobre a formação de professor na disciplina de
Física no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, nessas reflexões
problematizamos o fato de que muitos dos futuros professores são convidados a lecionar
Física pela escassez de profissionais da área. A partir da investigação de campo
conforme aponta Gil (1993) fizemos um levantamento através de questionário com duas
amostras: Professores que já lecionam física no ensino médio nas esco las publicas e
privadas da cidade de Monteiro – PB e com os futuros professores de Matemática, estes
últimos na compreensão de que podem vir a lecionar Física nas escolas locais. Para
analisar os dados utilizamos referencias teóricos que versam sobre Formação de
Docentes e conhecimentos necessários para ensinar conforme sugere Perrenoud (2002),
Lorenzato (2006) e outros autores. A coleta foi realizada com 22 sujeitos no ano de
2014. Os dados apontam para o fato de muitos dos professores já em atividade não são
lecionados em física e, por outro lado, os futuros professores de Matemática não se
sentem preparados para lecionar física na Educação Básica.
Descrição:
OLIVEIRA, A. N. Um estudo sobre o perfil dos professores de física na cidade de Monteiro. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.