O presente estudo investiga o ensino e aprendizagem de frações e operações básicas, com foco
na aplicação de aulas investigativas. As bases teóricas deste trabalho fundamentam-se em
Proença (2015), que ressalta a ...
Este estudo buscou verificar as contribuições do ensino e a aprendizagem de funções numa perspectiva de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Para tal, através de uma pesquisa de natureza qualitativa e de revisão ...
O objetivo do presente trabalho foi analisar as características epistemológicas e didáticas que envolvem o conceito de produtos notáveis como conteúdo do Ensino Fundamental. Inserido nas discussões da Didática da Matemática, ...
O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro ...
Nesta investigação o objetivo central é analisar o potencial do jogo Cubra Doze para
discutir conteúdos ligados a unidade temática de Probabilidade e Estatística. O jogo
que faz parte do acervo do Laboratório de Ensino ...
Nos últimos anos, tem havido muita discussão sobre o ensino e aprendizagem de matemática, particularmente no campo da Educação Matemática, que se concentra na compreensão, interpretação e descrição de fenômenos relacionados ...
O presente estudo aborda o tema que engloba preocupações acerca de educação no campo, matemática e desenvolvimento de autonomia, tendo como foco o estudo de matemática a partir de investigações matemáticas que utilizam ...
Passos, Debora Helloysa Florencio da Silva(2023-11-16)
Compreendendo a importância do estudo de frações para a formação de um cidadão letrado matematicamente, este estudo parte de evidências de como esse conteúdo matemático ainda se encontra envolto em uma perspectiva de ...
Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção das Funções Hiperbólicas a partir da Hipérbole como curva geratriz. Aqui apresentaremos as funções hiperbólicas, apresentando as suas definições, gráficos, derivadas ...
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa norteada pelo seguinte problema: o trabalho em dupla, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e tarefas ilustrativas apresentam potencial para o estudo das operações ...
Este trabalho buscou analisar as percepções dos professores que ensinam Matemática sobre o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental. Em busca de alcançar tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, cujos ...
Neste trabalho, apresentamos os pontos importantes de nossa pesquisa, que tinha como
objetivo conhecer as demonstrações das propriedades dos Limites, das Derivadas e das
Integrais, comentadas na disciplina de Cálculo ...
A presente pesquisa buscou analisar, os processos de resolução utilizados pelos alunos em atividades que remetem à Álgebra, a fim de perceber a possibilidade de redefinir os erros para produzir conhecimento nos alunos. Em ...
O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar na literatura científica o papel dos jogos e outros recursos didáticos para ensino de Matemática de alunos com discalculia. Para alcançar este objetivo, destacamos como ...
Consumir para sobreviver é um direito do ser humano, e na medida em que esse consumo de bens e serviços acontece de modo consciente, pode contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade na qual vivemos. No entanto, ...
Nesta pesquisa, objetivou-se identificar quais as principais temáticas tratadas nos trabalhos apresentados nas duas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (edição 2019 e 2022) acerca da Resolução ...
No presente trabalho realizamos um estudo com as costureiras da cidade de São João do Tigre – Paraíba que objetivou evidenciar o uso conhecimentos da matemática comercial no dia a dia dessas profissionais. Uma das etapas ...
Consumir para sobreviver é um direito do ser humano, e na medida em que esse consumo de bens e serviços acontece de modo consciente, pode contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade na qual vivemos. No entanto, ...
O objetivo geral da presente pesquisa consistiu em analisar condições e restrições para o ensino da representação fracionária de números racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para compreender a dinâmica entre condições ...
Neste trabalho apresentaremos uma breve história dos números complexos e contribuições de
matemáticos para o desenvolvimento deste conjunto. Os números complexos foram se desenvol-
vendo ao longo do tempo onde os matemáticos ...