dc.contributor.advisor |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferreira, Maria Edilane Amaral |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-07T19:36:57Z |
|
dc.date.available |
2016-07-07T19:36:57Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10399 |
|
dc.description |
FERREIRA, M. E. A. Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar o papel da
análise praxeológica do conteúdo funções quadráticas como instrumento para reflexão acerca
das conexões entre matemática da educação básica a matemática superior. O interesse para
realização desta pesquisa surgiu a partir da observação de que durante a formação inicial de
professores não se percebe claramente o estabelecimento de conexões entre a matemática que
vai ser ensinada na Educação Básica e Matemática Superior, o que provoca nos licenciandos a
sensação de estranheza frente a tarefa de ensinar matemática, assim fizemos o seguinte
questionamento:qual o papel da análise praxeológica de conteúdos da educação básica para
possibilitar reflexões sobre as conexões entre a Matemática Básica e a Matemática Superior?
Para responder a está pergunta utilizamos como referencias a Teoria Antropológica do
Didático de Yves Chevallard, Shulman (1986), dentre outros. Desenvolvida como uma
pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma aproximação da
pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Fizemos uma reflexão a
partir de uma análise praxeológica sobre o conteúdo de funções quadráticas. Os resultados
apontam para o potencial da análise praxeológica como um instrumento para os professores
em formação ou exercício refletir tanto sobre as questões de conteúdos e as teorias presentes
(matemática superior) e também questões do conhecimento pedagógico do conteúdo,
conforme apontam Shulman (1986). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Função quadrática |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Antropológica do Didático (TAD) |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |