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Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas

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dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Maria Edilane Amaral
dc.date.accessioned 2016-07-07T19:36:57Z
dc.date.available 2016-07-07T19:36:57Z
dc.date.issued 2016-06-02
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10399
dc.description FERREIRA, M. E. A. Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar o papel da análise praxeológica do conteúdo funções quadráticas como instrumento para reflexão acerca das conexões entre matemática da educação básica a matemática superior. O interesse para realização desta pesquisa surgiu a partir da observação de que durante a formação inicial de professores não se percebe claramente o estabelecimento de conexões entre a matemática que vai ser ensinada na Educação Básica e Matemática Superior, o que provoca nos licenciandos a sensação de estranheza frente a tarefa de ensinar matemática, assim fizemos o seguinte questionamento:qual o papel da análise praxeológica de conteúdos da educação básica para possibilitar reflexões sobre as conexões entre a Matemática Básica e a Matemática Superior? Para responder a está pergunta utilizamos como referencias a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, Shulman (1986), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Fizemos uma reflexão a partir de uma análise praxeológica sobre o conteúdo de funções quadráticas. Os resultados apontam para o potencial da análise praxeológica como um instrumento para os professores em formação ou exercício refletir tanto sobre as questões de conteúdos e as teorias presentes (matemática superior) e também questões do conhecimento pedagógico do conteúdo, conforme apontam Shulman (1986). pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Função quadrática pt_BR
dc.subject Teoria Antropológica do Didático (TAD) pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.title Estudo praxeológico como instrumento para refletir sobre a formação de professores que ensinam matemática: o caso das funções quadráticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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