Resumo:
A sociedade contemporânea constitui-se de um agrupamento de textos visuais que permeiam
perceptivelmente o cotidiano. A imagem deixa agora de ser apenas uma ilustração para ser
associada à produção de sentidos, decorrente dos construtos semióticos que compõem os
textos e que contribuem para o desenvolvimento crítico dos sujeitos frente às situações
comunicativas diversas. Nessa perspectiva, pesquisas na área da linguística (com destaque nos
estudos sobre (multi)letramento(s) e multimodalidade textual) têm contemplado o caráter
verbal e não verbal da língua(gem), com a finalidade de investigar possibilidades de
abordagens que considerem os modos de representação dos textos e suas particularidades, de
acordo com o contexto social em que se inserem. Em se tratando do ensino de língua
portuguesa, ressalte-se que em meio às inovações, sobretudo, as tecnológicas, o livro didático
(LD) ainda assume um papel de destaque na sala de aula, tornando-se um considerável meio
investigativo. Partindo de tais pressupostos, procura-se neste trabalho investigar a presença da
multimodalidade nas aulas de língua portuguesa, com vistas a verificar de que forma esse
fenômeno tem sido abordado no contexto do Ensino Médio, de forma a despertar no aluno seu
lado crítico-reflexivo. Para tanto, tomamos como corpus para análise os LD: ―Português:
literatura, gramática, produção de texto‖, dos autores Leila Lauar Sarmento & Douglas
Tufano (2010); e ―Português: contexto, interlocução e sentido‖, das autoras Maria Luiza M.
Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013); utilizados na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de
Campina Grande – Paraíba, durante os anos letivos de 2014 e 2015. Durante a pesquisa,
buscamos verificar as orientações dispostas no Manual do Professor (MP) de cada LD, bem
como se a multimodalidade se faz presente no cotidiano escolar, mediante a observação das
aulas de uma professora de nível médio da referida escola. Este estudo está pautado nas
metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica, documental e etnográfica.
Para fundamentá-lo, dialogamos com as orientações oficiais e com as reflexões de Dionísio
(2008; 2014), Dionísio & Vasconcelos (2013), Francelino (2010; 2011), Marcuschi (2007;
2008a; 2008b; 2010), Rojo (2012), Rojo & Barbosa (2015), Geraldi (1997; 2010), dentre
outros. Com base nos resultados, evidencia-se que aos poucos a multimodalidade vai
ganhando espaço nos LDP, a partir da sua organização gráfica, da presença de imagens e
textos multimodais, bem como da exploração dos aspectos verbo-visuais em algumas
atividades; percebe-se que as orientações destinadas aos professores apresentam perspectivas
relevantes ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa. No entanto, o trato relativo à
multimodalidade dos textos contemporâneos ainda é escasso; além disso, depreende-se que
embora alguns profissionais busquem enfatizar em suas aulas a existência de outras
linguagens, percebe-se certa superficialidade quanto à abordagem dos aspectos multimodais.
Descrição:
Silva, M. G. A. Multimodalidade(s): a mobilização de saberes nas aulas de língua portuguesa. 2015. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.