dc.contributor.author |
Fernandes, Nícia Maria Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-12T15:52:40Z |
|
dc.date.available |
2016-07-12T15:52:40Z |
|
dc.date.issued |
2015-11-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.357 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10430 |
|
dc.description |
Fernandes, N. M. G. Gêneros textuais: ferramenta interdisciplinar para abordagem do tema transversal Meio Ambiente. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo propõe-se a oferecer subsídios aos educadores que almejem estimular a
cidadania nos educandos como participação social e política, pois sabemos que a
escola precisa rever seu currículo de modo que o mesmo colabore para a formação de
cidadãos críticos que exercitem seus direitos e deveres diante das diferentes situações
sociais, percebendo-se integrante e agente transformador do ambiente. Aqui traremos
sugestões de trabalho específico para o tema transversal Meio Ambiente. Os gêneros
textuais artigo de opinião e entrevista darão suporte a essa tarefa pois navegam nos
diferentes campos do saber e por sua função argumentativa estimular o
desenvolvimento de tais objetivos, tendo em vista que na atual perspectiva de
observação dos gêneros textuais estudar gênero é estudar a linguagem como forma de
interação social. A reflexão constante nesse trabalho é a seguinte: Quais contribuições
cada área do conhecimento pode oferecer para amenizar os problemas ambientais? A
proposta é considerar a realidade dos alunos no ensino da Língua Portuguesa (e outras
disciplinas) permitindo que estes sejam habilitados não só para a resolução de
questões de avaliações, mas um indivíduo capaz de formular soluções para os
problemas da comunidade. Para embasar o presente trabalho utilizamos como aporte
teórico: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa( 1998 ),
PCN-Temas Transversais :Meio Ambiente( 2001 ), Barbosa e Horn ( 2008 ), Carneiro(
2011 ), Marchushi (2008), Dolz,Noverraz,Schneuwly (2004) tal fundamentação
contribuiu com o desenvolvimento do Projeto: “Se eu mudo algo muda no mundo!” -
Realizado na instituição privada: Escola Ana Nery localizada na cidade de Campina
Grande/ Paraíba com a turma do 8 ° ano do fundamental II . |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisca Eduardo Pinheiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Textuais |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais: ferramenta interdisciplinar para abordagem do tema transversal Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |