Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência referente às atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras habilitação em língua inglesa da Universidade Estadual da Paraíba. Sabendo da descrença existente em relação a um ensino de língua inglesa significativo nas escolas públicas, o presente estudo busca mostrar a realidade encontrada em uma escola estadual de Campina Grande em relação ao ensino de leitura da língua inglesa no ensino fundamental II com o objetivo de promover reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola pública, assim como, sobre a importância das disciplinas de estágio supervisionado para o processo de formação de professores. Para tal, inicialmente, apresentamos uma breve explanação sobre as metodologias de ensino e, posteriormente, descrevemos sobre qual perspectiva buscamos trabalhar. Em seguida, esclarecemos os objetivos de ensinar inglês no contexto de ensino fundamental II, tal como propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e pelos estudos de Almeida Filho (1998), Jorge (2009), Ferreira (2008), Harmer (2009), entre outros. Ao final, apresentamos a descrição do processo de estágio, concluindo que, deixandose de lado a visão preconceituosa que se tem em torno do processo de ensino-aprendizagem de leitura em escola pública, muito pode ser feito nesse contexto. O professor, se engajado e comprometido, pode conseguir que os alunos participem e produzam conhecimento, como observado nesta pesquisa.
Descrição:
Farias, I. C. P. de. Reflexão sobre o ensino de leitura na escola pública: um relato de experiência no ensino fundamental. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.